Separação das siamesas: cirurgia final acontecerá neste sábado

Separação das siamesas: cirurgia final acontecerá neste sábado

Cirurgia deve durar cerca de 20h e contará com 50 profissionais

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP-USP) e o HC Criança farão neste sábado, 19, a última cirurgia nas irmãs siamesas Allana e Mariah. No procedimento, as meninas que estão com 2 anos e 8 meses, serão finalmente separadas. 

 

A equipe de Neurocirurgia, liderada pelo Prof. Dr. Hélio Rubens Machado, fará a dissecção de cerca de 25% dos vasos sanguíneos restantes. Os demais 75% já foram separados nas três3 neurocirurgias anteriores, que ocorreram em agosto e novembro de 2022 e março deste ano.

 

A equipe da Cirurgia Plástica, liderada pelo Prof. Dr. Jayme Farina Junior será responsável pela cranioplastia. O procedimento fará o fechamento da calota craniana e da pele que recobre a cabeça de cada uma das meninas. 

 

Planejamento

A equipe do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (HCRP) e do HC Criança acertaram na sexta-feira os últimos detalhes para a cirurgia.

 

Ao longo de meses, foram feitas diversas reuniões e estudos para que a cirurgia seja feita da melhor maneira possível. Hoje, cerca de 20 profissionais se reuniram na sala do HC Criança para alinhar a jornada e detalhes cirúrgicos: ordem dos acontecimentos, o que será feito por cada equipe e prevenção e manejo de riscos.

 


Foto: Divulção

Compartilhar: