Cirurgia feito pelo HC nas gêmeas siamesas é bem sucedida
Foto: Divulgação

Cirurgia feito pelo HC nas gêmeas siamesas é bem sucedida

Allana e Mariah seguem em observação

A cirurgia de separação das siamesas unidas pela cabeça, Allana e Mariah, terminou às 8h deste domingo, 20 de agosto. Realizada no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP-USP), o procedimento teve duração de 25 horas e contou com a participação de 50 profissionais, entre médicos, enfermeiros, instrumentadores e equipe de apoio. 



 

Agora, as gêmeas, de 2 anos e 8 meses, se recuperam na Unidade de Terapia Intensiva do HC Criança, sob o cuidado da equipe de saúde e dos pais Talita e Vinicius. Esta, que foi a 4ª cirurgia, foi a última.



 

A equipe de Neurocirurgia, liderada pelo Prof. Dr. Hélio Rubens Machado, fez a dissecção de cerca de 25% dos vasos sanguíneos restantes. Os demais 75% já foram separados nas 3 neurocirurgias anteriores, que ocorreram em agosto e novembro de 2022 e março deste ano. A equipe da Cirurgia Plástica, liderada pelo Prof. Dr. Jayme Farina Junior foi a responsável pela cranioplastia. O procedimento também fez o fechamento da calota craniana e da pele que recobre a cabeça de cada uma das meninas. 

 

Compartilhar: