Siamesas: previsão é de que irmãs passem por procedimento para crescimento de cabelo
Segundo o médico Ricardo Oliveira, a alta definitiva das gêmeas está próxima

Siamesas: previsão é de que irmãs passem por procedimento para crescimento de cabelo

A cirurgia deverá ser realizada daqui alguns anos, afirma o médico Gustavo Félix

Em alguns anos, as irmãs Maria Ysabelle e Maria Ysadora, de 2 anos – separadas após nascerem unidas pelo crânio –, deverão passar por cirurgias plásticas para o crescimento de cabelo. A informação foi confirmada pelo corpo clínico responsável pelo tratamento das pequenas.

Maria Ysabelle, por exemplo, fez um procedimento de enxerto de pele na cabeça no início deste mês, mas o espaço terá de ser preenchido com tecido capilar. O médico Gustavo Félix explica que a última etapa foi realizada em uma área que não se pode contar com o crescimento de cabelo.

“Entretanto, isso não impede que sejam colocados expansores de tecidos no futuro, para que, dessa forma, haja um ganho do couro cabeludo e elas tenham cabelo em toda cabeça. Este primeiro momento foi importante para a sequência na reabilitação. Poderíamos aguardar alguns anos para essa etapa do preenchimento”, conta Félix.

O cirurgião plástico Jaime Farina, que fez o último processo na Maria Ysabelle, explica que a pele colocada na nuca da menina foi retirada da coxa. “Foi tudo bem, tiramos enxerto de pele da parte interna da coxa, onde as marcas ficarão escondidas no futuro, e colocamos na parte da nuca. Agora, esperamos que haja uma cicatrização desse enxerto e, aproximadamente, daqui 15 dias teremos a certeza do sucesso, ou não, do procedimento”.

O médico Ricardo Oliveira, um dos responsáveis pela separação, diz que está feliz com a recuperação das irmãs. “O retorno tem sido bom, rápido e produtivo. Tivemos uma reunião para programarmos as próximas etapas. A Ysadora terá alta na próxima semana e, em seguida, a Ysabelle. A alta definitiva está próxima”, adianta.

Confira a entrevista completa:

 


Foto: Divulgação

Compartilhar: