
Terceira cirurgia de separação das siamesas ocorre no início de agosto
Médico responsável pelo tratamento diz que já há previsão de data para a próxima etapa do procedimento
O médico responsável pela cirurgia das meninas siamesas Maria Ysabelle e Maria Ysadora, em Ribeirão Preto, Hélio Rubens Machado, afirmou que a terceira etapa do procedimento de separação das irmãs siamesas deve ser realizada no dia 4 de agosto. A confirmação ocorrerá após a realização de alguns exames.
“As duas últimas etapas ocorrerão em agosto e novembro. As meninas estão melhores do que o esperado. Acreditamos na recuperação rápida. É um projeto muito bem estruturado e organizado por uma equipe completa”, afirma Machado.
De acordo com a equipe médica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, a terceira etapa é semelhante às duas primeiras. São feitos cortes para a separação de partes da cabeça, do mesmo tamanho, como vasos e veias.
A última cirurgia no mês de novembro é a mais delicada, pois será para a separação definitiva. “Cada etapa acontece com o espaço de dois a três meses, depende da situação das meninas”, finaliza Machado.
Leia mais:
Médico norte-americano está otimista com as últimas cirurgias das irmãs siamesas, em Ribeirão Preto
Veja trecho da cirurgia das gêmeas siamesas, em Ribeirão Preto
Foto: Reprodução