Tratamento com cães ajuda na recuperação de pacientes

Tratamento com cães ajuda na recuperação de pacientes

Em Ribeirão Preto, a prática estimula a melhora do quadro de quem está em recuperação

A companhia de cães pode ser uma grande aliada no tratamento de pacientes que possuem doenças severas, ou estão em recuperação. A ONG Cantinho do Céu, em Ribeirão Preto, oferece aos pacientes com sequelas irreversíveis, alguns em decorrência de paralisia cerebral, um exercício feito com cães.

As atividades acontecem uma vez por semana, das 10h30 às 12h, onde dois voluntários do Centro de Adestramento e Psicologia Canina do município levam dois cachorros da raça rottweiler, labrador ou pit bull à entidade, para promover um momento de descontração e auxílio aos pacientes.

Os voluntários são Sergio Cantadeiro e Monalisa Dias que atuam neste trabalho há quatro anos, e resolveram ajudar o Cantinho do Céu com o serviço voluntário levando cachorros para passar algumas horas com as pessoas enfermas da ONG.

Cantadeiro conta que decidiu fazer este tipo de ação, pois recebeu de Deus o dom de habilidade para lidar com cães.  Disposto a ajudar de alguma forma, foi conversar com a presidente da ONG, dona Sônia, que o autorizou a levar os cães na ONG, mas, deixou claro que a maioria das crianças não iriam responder com a terapia com os cachorros, pois, a maioria tinham sequelas graves e irreversíveis.

Mas, quando começou a colocar em prática a sua função, houve uma grande surpresa: foi possível perceber a melhora em alguns pacientes da ONG. “Quando eu comecei a levar os cães, tinha três crianças com perfil agressivo e, aos poucos mudaram o comportamento. O nosso trabalho os ajudou,” comenta.

Segundo Monalisa, eles levam os cachorros com mais tipo de força para desmistificar as pessoas, mostrando que eles não são agressivos e podem fazer parte da terapia com crianças, pois, são adestrados e tem perfil dócil.

Ela comenta ainda que os cães podem apresentar reações diversas, mas, de forma alguma eles são violentos com os pacientes do Cantinho do Céu.

Terapia com cães

Com o objetivo de promover aos pacientes a melhora social, emocional, física e cognitiva, as atividades fazem parte dos momentos de lazer da ong, onde engloba vários benefícios a saúde.

De acordo com o fisioterapeuta do Cantinho do Céu, Eduardo Ribeiro, a interação com os cães é tão boa que estimula as pessoas a fazer movimentos que sem o animal não iriam desenvolver. “Alguns pacientes ficam felizes com os exercícios e isso promove alongamentos, relaxamento muscular e bem estar. Assim, melhorando a qualidade de vida,” comenta.

Eduardo afirma ainda que é uma atividade de lazer diferente, pois os pacientes têm alto grau de dependência e com este atendimento eles ganham uma motivação maior.

Os exercícios são espontâneos, não há metas por sessão e o progresso do paciente é registrado de acordo com as suas melhoras.

“A maioria das crianças fica esperando o dia da visita para passar as mãos nos cachorros, sentir a pulsação deles e assim, vão melhorando com os estímulos apresentados,” relata Monalisa.

Atualmente, o Cantinho do Céu recebe 60 pacientes todos os dias e, dentre essas pessoas, em média 30% recebem atendimento durante o dia e voltam para as suas famílias à noite, sendo que 70% residem na instituição. E, entre as crianças que recebem as atividades com os cães, a maioria reside na entidade, sendo que algumas vão para a casa nos finais de semana.

Cães

Conhecidos pelo seu comportamento criador, os cães passaram do papel de bicho de estimação e começaram a atuar como curadores dos seres humanos, como a atividade que acontece no Cantinho do Céu.

Segundo estudos, além de diminuir a ansiedade e a dor, o ato de estar com o animal pode ajudar no tratamento do paciente, pois proporciona estímulos motores, auxiliando o enfermo hospitalizado.

Com efeitos positivos da interação dos animais com o desenvolvimento social dos pacientes, o fisioterapeuta destaca que quando a criança acaricia o cão, a pressão arterial chega a diminuir juntamente com o estresse.

Fotos: Divulgação

 

Compartilhar: