UPA Ribeirão Verde começa a ser construída

UPA Ribeirão Verde começa a ser construída

Ordem de Serviço foi assinada na manhã desta segunda-feira: unidade de pronto atendimento irá atender cerca de 70 mil moradores da região

Na manhã desta segunda-feira, 25 de março, a prefeitura deu o pontapé inicial das obras da UPA – Unidade de Pronto Atendimento do bairro Ribeirão Verde, a primeira UPA municipal que vai beneficiar mais de 70 mil habitantes da região leste da cidade.

 

 

 

A ordem e serviço foi assinada pelo prefeito Duarte Nogueira no canteiro de obras, dando início a uma reivindicação antiga dos moradores da região e irá proporcionar o acesso aos serviços de saúde aos moradores do Complexo Ribeirão Verde, Jardim Aeroporto, Jardim Salgado Filho I e II, Residencial Cândido Portinari, Parque dos Flamboyans e Complexo Jóquei Clube.

 

 

 

“A UPA Ribeirão Verde é um compromisso que assumimos para esse segundo mandato. Trazer à região leste da cidade, com mais de 70 mil habitantes, atendimento 24 horas, que a região não tem. Atualmente, quem precisa de saúde de emergência, tem que atravessar a rodovia Anhanguera para ir à UPA da avenida Treze de Maio ou à UPA Norte. A partir da conclusão e início do trabalho dessa unidade de saúde a população estará assistida, sem a necessidade desse deslocamento”, disse o prefeito, ao enumerar vários investimentos feitos no bairro.

 

 

 

“É um prazer para nós estarmos aqui iniciando as obras da UPA Ribeirão Verde, que vai beneficiar a população com o equipamento atendendo emergências 24 horas”, comemorou a secretária da Saúde, Jane Aparecida Cristina.

 

 

 

Estrutura

A UPA Ribeirão Verde ocupará uma área institucional de 5.313 m². Considerando as construções complementares, como abrigos de gases, de máquinas de ar condicionado, de resíduos, o total a ser construído é de 1.925m².

 

 

 

A unidade de pronto atendimento contará com consultórios, ambulatórios, área de ambulâncias, estacionamento e toda estrutura necessária para atender urgências e emergências de diversos bairros da região que está em pleno crescimento. A UPA Ribeirão Verde prevê a construção da Unidade de Pronto Atendimento e uma Base descentralizada do SAMU-192 para atender os moradores da região.

 

 

 

A área de assistência contempla recepção, sala de espera adulto e infantil, sanitários públicos (masculino, feminino e PCD), três salas de classificação de risco, cinco consultórios, sendo um com sanitário anexo, além de farmácia, sala de serviço social, salas de observação e medicação pediátrica, sala de observação e medicação adulto, sala de emergência, sala de isolamento, sala de exame de raio-x, sala para ecocardiograma, sala de inalação, sala de curativo, consultório de endemias e sala de vacinas.

 

 

 

A área de apoio e serviços é formada por arquivo, dois depósitos de material de limpeza, sala administrativa, diretoria, sala de reuniões, copa de distribuição, refeitório para funcionários, vestiário masculino e feminino, sala de estar, dois quartos para plantonistas, três almoxarifados, salas para armazenamento de roupas limpas e sujas, sala de materiais esterilizados, expurgo, sala de desinfecção química, laboratório de emergência, depósito de equipamentos e morgue.

 

 

 

A UPA Ribeirão Verde, primeira unidade municipal de pronto atendimento, será construída pela empresa Laforma Comércio e Serviço Ltda., pelo valor global de R$ 14.765.131,91, uma economia de 10,36% em relação ao previsto inicialmente, R$ 16.471.198,12.

 

 


Foto: Divulgação

Compartilhar: