USP precisa de voluntários para estudo sobre depressão

USP precisa de voluntários para estudo sobre depressão

Interessados devem ter entre 18 a 65 anos, estarem em tratamento da depressão, mas sem ter havido melhora de caso

O Programa de Pós-Graduação em Saúde Mental da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP está procurando voluntários para um estudo sobre depressão que tem como objetivo avaliar o efeito do “gás do riso” – óxido nitroso –, na vida de pessoas que sofrem da doença.

A pesquisa, que será orientada pelo professor João Paulo Machado de Sousa, do Programa de Pós-Graduação em Saúde Mental do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da FMRP,  irá estudar o efeito do gás quando se é adicionado ao tratamento dos remédios que já são usados na depressão.

Os interessados em participar devem ter entre 18 e 65 anos de idade, de ambos os sexos, estar em tratamento da depressão, sem ter apresentado melhora completa da doença e ter disponibilidade de ir ao Hospital das Clínicas da FMRP, três horas por dia, duas vezes por semana, durante quatro semanas seguidas.

Além disso, os candidatos devem estar fazendo o uso de ao menos uma das seguintes medicações: fluoxetina, sertralina, escitalopram, citalopram, paroxetina e fluvoxamina.

As inscrições devem ser feitas até o dia 7 de novembro, por meio do e-mail: [email protected]. Também poderá ser realizada de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, pelo telefone (16) 3602-2703, falar com Marcela, ou pelo (16) 98151-0386, falar com Mara Guimarães.

Restrições

Não podem participar do estudo mulheres grávidas ou que estejam amamentando; pessoas com dificuldade de respirar pelo nariz; portadores de doenças cardiovasculares ou doença pulmonar obstrutiva crônica; com transtorno bipolar, esquizofrenia, dependência de álcool ou substâncias químicas.


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: