USP realiza workshop sobre saúde mental em Ribeirão Preto

USP realiza workshop sobre saúde mental em Ribeirão Preto

Palestras acontecem nesta quarta-feira, 9, às 14h; Inscrições são gratuitas

Nesta quarta-feira, 9, às 14h, acontece o quarto Workshop Saúde e Direitos Humanos, com o tema "Estigma e Saúde Mental: uma abordagem sobre direitos humanos, transtorno mental, uso de drogas psicoativas e discriminação".

Para participar, os interessados devem se inscrever gratuitamente pelo site da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). O evento vai ser realizado no Auditório I da EERP, Campus da USP em Ribeirão Preto.

Além das discussões como os profissionais e as organizações, o evento vai abordar o estigma e a saúde mental com base nos direitos humanos e a descriminação às pessoas com transtornos mentais e aos usuários de drogas.

O workshop está sendo realizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem, Saúde Global, Direito e Desenvolvimento (GEPESADES) da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP.

Na programação, uma videoconferência está marcada para a abertura do evento, com o professor Akwatu Khenti, da Universidade de Toronto, Canadá, que falará sobre compreender o papel de atitudes e comportamentos estigmatizantes no cuidado com a saúde e seu potencial de desestigmatização.

A enfermeira do Centro de Saúde Escola, Teresa Cristina Rosa, com a professora do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da EERP, Kelly Vedana, e a enfermeira do Hospital Santa Tereza, Rúbia Benedicto, vão participar da mesa redonda sobre profissionais de saúde e o estigma direcionado às pessoas com transtornos mentais e usuários de drogas.

A programação conta ainda com o lançamento do livro Saúde Mental e Direitos Humanos, da professora Carla Ventura, do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da EERP.
 

Foto: Arquivo Revide

 

 

Compartilhar: