USP Ribeirão vai avaliar saúde mental de profissionais que atuam na linha de frente da pandemia
Profissionais da saúde serão ouvidos em pesquisa sobre saúde mental e sobrecarga emocional durante a pandemia

USP Ribeirão vai avaliar saúde mental de profissionais que atuam na linha de frente da pandemia

Profissionais de saúde, que atuam no atendimento a pacientes com Covid-19, podem ser voluntários de estudo da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

A Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto (FMRP-USP) fará um estudo sobre a saúde mental dos profissionais da saúde na linha de frente do tratamento de pacientes com Covid-19.

O objetivo do estudo é avaliar e monitorar a sua saúde mental e a sobrecarga emocional desses profissionais. Os pesquisadores darão um retorno aos voluntários sobre os indicadores avaliados e orientações para busca de auxílio emocional.

Com essas informações, os pesquisadores pretendem identificar fatores de risco e proteção que poderão auxiliar na promoção de ações de cuidados e prevenção em saúde mental.

A Organização Mundial da Saúde alertou os profissionais da saúde para a pressão emocional e o estresse que estarão enfrentando no atendimento dos pacientes com o coronavírus, durante a pandemia. “Essa situação de sobrecarga física e emocional dos profissionais de saúde é natural e esperada. Assim, conhecer os indicadores de sobrecarga emocional e de saúde mental desses profissionais, bem como os possíveis fatores que possam atuar como risco e proteção são desejáveis, para que medidas de enfrentamento e prevenção mais adequadas possam ser tomadas, seja ao nível individual ou coletivo”, diz a justificativa da pesquisa.

O questionário será preenchido on-line e os voluntários podem responder e conhecer mais sobre a pesquisa no link.

A pesquisadora principal é a doutora Flavia de Lima Osório, professora Doutora da Faculdade de Medicina de Ribeirão, e os pesquisadores associados são: a doutoranda Brisa Burgos Dias Macedo, aluna de doutorado do Programa de Pós Graduação em Saúde Mental da FMRP-USP; o Dr. José Alexandre S. Crippa, professor titular da FMRP-USP; Dra. Karina Pereira Lima, pesquisadora colaboradora da FMRP-USP; Dr. Jaime Cecílio Hallak, professor titular da FMRP-USP; Dr. Antonio Waldo Zuardi – professor titular da FMRP-USP; Dra. Sonia Regina Loureiro, professora doutora da FMRP-USP.


Foto: Pixabay (Imagem ilustrativa)

Compartilhar: