Vacinação contra febre amarela imuniza mais de 90 mil em Ribeirão
Vacinação contra febre amarela imuniza mais de 90 mil em Ribeirão Preto

Vacinação contra febre amarela imuniza mais de 90 mil em Ribeirão

Em 2017, 37 macacos foram recolhidos pelos agentes da vigilância epidemiológica e encaminhados para análise por suspeita da doença

Em 15 dias de vacinação, no mês de fevereiro, a Secretaria de Saúde registrou 15.563 doses aplicadas nas unidades básicas de saúde de Ribeirão Preto.

Desde que iniciou a campanha de vacinação, quando um macaco foi encontrado morto e o Instituto Adolfo Lutz atestou a morte por febre amarela, em outubro de 2016, as salas de vacinação de Ribeirão Preto registraram 91.049 de doses aplicadas contra a doença.

Em 2017, 37 primatas foram recolhidos pelos agentes da vigilância epidemiológica, necropsiados e encaminhados à instituição, apenas 1 obteve o resultado para as amostras enviadas negativas, o restante ainda está em análise.

“A orientação da Secretaria da Saúde ao munícipe que encontrar um macaco morto é acionar a Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde que encaminha um agente ao local para recolher o animal. Fazemos a necropsia e enviamos os materiais para exame no Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo”, orienta Luiza Márcia Passos, diretora da Vigilância em Saúde.

No caso de macaco doente, a orientação é de que o munícipe ligue para o Corpo de Bombeiros, responsável por recolher o animal e o encaminhar ao Bosque/Zoo “Fábio Barreto”.


Foto: FL Piton

Compartilhar: