Vacinação em massa em Serrana reduz casos graves e mortes por Covid-19 mesmo com a Ômicron

Vacinação em massa em Serrana reduz casos graves e mortes por Covid-19 mesmo com a Ômicron

Segundo estudo publicado na revista Viruses, mais de 95% dos casos de Covid-19 no município que integrou o Projeto S foram leves

Segundo estudo realizado pelo Instituto Butantan em Serrana, cidade que recebeu o Projeto S e teve a maioria da sua população vacinada com a CoronaVac, demonstrou que mais de 95% dos casos de Covid-19 no município da Região Metropolitana de Ribeirão Preto foram leves, incluindo os causados pela variante Ômicron do vírus SARS-CoV-2. Ainda de acordo com a pesquisa realizada em parceria com o Hemocentro de Ribeirão Preto e o Hospital Estadual de Serrana, a mortalidade pós-vacinação foi significativamente menor do que antes da imunização, apontando o impacto da vacina para evitar casos graves e mortes.

 

Os pesquisadores sequenciaram 4.375 amostras de indivíduos que testaram positivo para Covid-19 entre junho de 2020 e abril de 2022, sendo 1.653 casos causados pela variante Delta, 1.053 pela Gama, 1.513 pela Ômicron e 156 por outras linhagens. O desfecho clínico foi avaliado de acordo com as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), apontando um quadro leve da doença em 88,9% dos casos referentes à Gama, em 98,1% dos casos relacionadas à variante Delta e em 99,1% dos casos referentes à Ômicron.

 

Segundo o diretor geral do Hospital Estadual Serrana, Marcos Borges, um dos autores do estudo, a geração de todos esses dados só foi possível graças à estrutura do Projeto S, que transformou Serrana em um modelo ideal para entender o comportamento da pandemia no Brasil. “Saber qual variante está circulando e como ela impacta ou não na efetividade da vacina é muito importante para pensar nos próximos passos de combate à doença”, ressalta.

 

O pesquisador afirma que, embora este seja um estudo focado em análise filogenética do vírus, e não em efetividade vacinal já que não compara vacinados e não vacinados,  os dados indicam a influência positiva da imunização. “A maioria dos casos em Serrana foi leve, independente da cepa circulante, e muito provavelmente isso se deve também ao impacto da vacinação”, completa.

 

Os resultados corroboram dados divulgados anteriormente pelo Projeto S, que apontaram que a CoronaVac teve uma efetividade de 80,5% contra casos sintomáticos de Covid-19, de 95% contra hospitalizações e de 94,9% contra mortes. O projeto foi o primeiro estudo escalonado por conglomerados no mundo a investigar a efetividade de uma vacina no mundo real durante uma pandemia.

 

A pesquisa atual também identificou 52 sublinhagens do SARS-CoV-2 em circulação em Serrana, incluindo algumas variantes raras que não haviam sido descritas previamente no Brasil. “Isso mostra a relevância de um monitoramento sistêmico das cepas circulantes, que fornece informações moleculares e epidemiológicas importantes, ajudando não só a monitorar linhagens raras, mas também a predizer a introdução de variantes de preocupação e prever futuras ondas”, informa o artigo.

 

Vacinação em massa

 

Na primeira onda de infecção pelo SARS-CoV-2 no Brasil (fevereiro e novembro de 2020), Serrana registrou 54,5% de casos leves, 36,4% moderados e 9,1% graves. Grande parte dos casos nesse período ocorreu em indivíduos de 41 a 50 anos.

Já na segunda onda (novembro/2020 a outubro/2021), com a imunização em Serrana tendo ocorrido entre fevereiro e abril, a maioria dos casos de Covid-19 foi leve (89,8%). Até o final de outubro, o percentual de casos leves subiu para 94,5%, enquanto moderados e graves caíram para 3,9% e 1,5%, respectivamente. A maioria dos infectados tinha entre 31 e 41 anos. 

terceira onda (dezembro/2021 a abril/2022) foi marcada pela variante ômicron, que se mostrou mais transmissível e dominou os casos no mundo em poucos meses, predominando em uma faixa etária mais jovem: dos 21 aos 30 anos. Apesar do alto número de indivíduos infectados, o total de mortes foi significativamente menor do que nas ondas anteriores – mais um reflexo da vacinação.

“Nós continuamos fazendo o monitoramento genômico do SARS-CoV-2 nessa região e estamos voltando a nossa atenção para a diversificação da ômicron e suas sublinhagens, que podem vir a aumentar”, conclui o artigo.

 

Sublinhagens

 

Recentemente, o Centro para Vigilância Viral e Avaliação Sorológica (CeVIVAS), com sede no Instituto Butantan, identificou uma nova sublinhagem da variante ômicron, a BN.1, em São Paulo. Os pesquisadores também identificaram outras duas sublinhagens da ômicron, XBB.1 e CK.2.1.1, ambas classificadas pela OMS como Variantes sob Monitoramento (VUM). A primeira foi detectada em 35 países, e a segunda já circula na Alemanha, nos Estados Unidos, na Dinamarca, na Espanha e na Áustria.

 

Leia mais:

 

Após vacinação em massa, Serrana vê mortes por Covid-19 caírem 95%

 

Governo de São Paulo divulga resultados da vacinação em massa de Serrana

 

Próxima etapa do Projeto S vai observar tempo de duração de anticorpos

 

*Com informações do Instituto Butantan


Foto: Divulgação Instituto Butantan

Compartilhar: