Após vacinação em massa, Serrana vê mortes por Covid-19 caírem 95%
Controle da pandemia na cidade foi observado com 75% da população vacinada

Após vacinação em massa, Serrana vê mortes por Covid-19 caírem 95%

Resultados da pesquisa foram apresentados em reportagem da TV Globo, neste domingo

O Projeto S, em Serrana, realizado pelo Instituto Butantan e pelo governo de São Paulo, promoveu vacinação em massa dos moradores da cidade da Região Metropolitana de Ribeirão Preto, e teve os primeiros resultados apresentados na noite deste domingo, 30. Reportagem da TV Globo mostrou que, após a imunização de 75% da população do município, o número de mortes por Covid-19 caiu 95%.

O resultado do estudo ainda mostra que o número de casos sintomáticos da doença apresentou queda de 80%, enquanto a quantidade de hospitalizações sofreu 86% de redução.

Serrana possui 45 mil habitantes e foi escolhida para a vacinação em massa em razão do alto índice de contágio que registrava. Para o Projeto S, cidade foi dividida em 25 áreas, formando quatro grupos. Todos foram vacinados, um por vez, com uma semana de diferença. O imunizante utilizado foi CoronaVac, produzido pelo Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac.

Segundo a reportagem, Serrana enfrentou alta no número de casos de Covid-19 quando o projeto ainda estava em andamento, mas o cenário mudou entre o fim de março e o começo de abril, quando dois dos quatro grupos ficaram imunizados com a segunda dose.

Em março, a quantidade de casos na cidade era de 699. Em abril, esse número caiu para 251. As mortes, no mesmo período, sofreram queda de 20 para seis.

O governo estadual deve apresentar os resultados completos da pesquisa ainda nesta segunda-feira, 31.


Foto: Divulgação/Instituto Butantan

Compartilhar: