"GPS Caipira" surge como solução para localização e segurança na Zona Rural
"Agora o produtor rural poderá falar 'tenho o meu endereço'! Estão todos muito animados", comenta idealizador do projeto

"GPS Caipira" surge como solução para localização e segurança na Zona Rural

Programa de georreferenciamento realiza o mapeamento de zonas rurais da região e facilita a localização de propriedades isoladas

O georreferenciamento, ou "GPS Caipira", é a nova aposta dos agricultores da região para reduzir a criminalidade e facilitar o acesso às propriedades na zona rural. Assim como o mapeamento feito por GPS e aplicativos como o Waze nas cidades, o GPS Caipira registra todos os caminhos que levam até as propriedades rurais da região. O serviço, que já existe em outras regiões do Estado de São Paulo, irá auxiliar desde o socorro da Polícia Militar e Bombeiros, até visitas a locais turísticos como hotéis fazenda e pousadas.

O desenvolvimento do programa é realizado pelo Sindicato Rural de Ribeirão Preto e pela empresa Terra Nativa Engenharia Ambiental. De acordo com um dos idealizadores do projeto e proprietário da Terra Nativa, Vander Furquim, a ideia é, acima de tudo, trazer mais seguranças aos produtores rurais da região. “Atualmente é muito difícil encontrar as propriedades rurais. São muitos canaviais, bifurcações e os pontos de referência nem sempre ajudam. Com o nosso aplicativo, a polícia irá inserir o endereço da propriedade e o GPS irá guiá-lo exatamente até o local”, explica Furquim.

Cada produtor rural terá uma identificação, com nome da propriedade, número e sigla da cidade. “Por exemplo, o corpo de bombeiros recebe um chamado de socorro na fazenda Santa Maria, ele irá inserir o código: Fazenda Santa Maria 01 RP, e será guiado até o local. Em casos extremos, o helicóptero Águia da polícia também poderá chegar até o local usando o aplicativo”, comenta Furquim, que completa. "Além de ajudar na localização é um atestado de cidadania, agora o produtor rural poderá falar 'tenho o meu endereço'! Estão todos muito animados", finaliza.

O aplicativo que ainda está sendo desenvolvido também poderá ser utilizado pela população para se guiar na Zona Rural de Ribeirão. O Sindicato Rural e a Terra Nativa realizarão mais algumas reuniões com representantes da Polícia Militar, como o Coronel Washington Luiz Pestana e Capitão Jerônimo de Melo que estão auxiliando na implantação do GPS, também falarão com agricultores e parceiros antes do lançamento oficial da ferramenta.


Foto: Amanda Bueno

Compartilhar: