Prefeitura de Ribeirão Preto anuncia o lançamento de novo site oficial
Prefeito também comentou sobre o bloqueio de palavras nas redes sociais

Prefeitura de Ribeirão Preto anuncia o lançamento de novo site oficial

Dados dos usuários também poderão ser utilizados pela Prefeitura

A Prefeitura de Ribeirão Preto inaugurou nesta quinta-feira, 1º, o novo site do Executivo municipal. O lançamento oficial do endereço digital, que já está em funcionamento, foi feito pelo prefeito Duarte Nogueira (PSDB) e pelo presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto (Coderp) Aurílio Caiado. 

O site foi criado sem custos pela Coderp, segundo Caiado é uma forma de melhorar o atendimento à população e o trabalho da própria companhia. As conversações para a implantação da nova plataforma começaram em junho do ano passado. E o projeto demorou seis meses para ficar pronto.

Ao contrário do endereço antigo, esse será responsivo. Ou seja, as páginas do site se adaptam ao tamanho da tela do usuário. Seja em um computador, celular ou tablet, o site ficará proporcional ao aparelho. Especialistas ouvidos pelo Portal Revide, em dezembro de 2018, reclamavam do problema.

Em um primeiro momento, a mudança facilita a visualização de notícias da Prefeitura, atendimento básico à população e aos servidores. "Atualmente temos aproximadamente 150 serviços no site, pretendemos chegar aos 300 serviços oferecidos à população", afirmou o prefeito. Porém, as telas que dão acesso ao Portal da Transparência, contratos e licitações ainda continuam de difícil acesso do grande público.

Além disso, a Coderp também estuda formas de utilizar os dados disponibilizados pelos usuários, como localização, tipos de solicitação e principais reclamações. Com isso, segundo Nogueira, os dados serão mantidos em segurança nos servidores da Coderp.

"Teremos mais informações para decidirmos com mais racionalidade. E colocar o cidadão não como alguém que espera algo do governo, mas como alguém que interege com ele" declarou Nogueira.

Redes sociais

Durante a apresentação, o prefeito afirmou que esse foi mais um passo em direção à transparência e um uso mais consciente da tecnologia pela Prefeitura e população.

Questionado sobre o bloqueio de palavras nas redes sociais – como "buracos" e "cratera" revelados pela reportagem do Portal Revide – Nogueira afirmou se tratar de uma "regra de boa conduta".

"Aquele é um ambiente público. Não tem o cabimento a Prefeitura ficar escutando xingamento e palavras de baixo calão. Ou então a insistência de quem critica sistematicamente a prefeitura como forma de atacar a política pública, sem se dar ao luxo de se identificar e fazer uma denúncia. É uma covardia", disse o prefeito.

Nogueira ainda completou afirmando que esta é uma atitude seguida em vários lugares como uma forma de se evitar a propagação de fake news.

Leia mais:
Vereador protocola projeto contra censura, com base em reportagem do Portal Revide

 


Fotos: Paulo Apolinário

Compartilhar: