Projeto ribeirãopretano anticorrupção é selecionado em desafio na ONU
Ferramenta de fiscalização do poder público surgiu de uma tese de doutorado na FEA-USP

Projeto ribeirãopretano anticorrupção é selecionado em desafio na ONU

A equipe do RevelaGov, única iniciativa brasileira entre as finalistas, passará por uma mentoria no MIT

O RevelaGov, ferramenta da startup Gedanken, de Ribeirão Preto, é um dos 32 selecionados no Solve Challenge 2019, desafio global de impacto social promovido pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

Aproximadamente 1,4 mil projetos de 100 países concorreram. A seleção final ocorreu durante a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, no final de semana passado. Dos 32 selecionados em quatro grupos de desafios, apenas o RevelaGov é brasileiro.

A plataforma utiliza técnicas de Big Data, estatística avançada e inteligência artificial para monitorar os gastos públicos e fomentar o controle social.

Ela mapeou mais de um milhão de indícios de irregularidades em 1,8 mil órgãos municipais do Estado de São Paulo analisando as despesas de 2008 a 2018, como gastos sem licitação acima do limite legal e contratação de empresas apenadas.

Agora, a equipe do RevelaGov integrará a comunidade Solve, do MIT. Com isso, receberá suporte e mentoria para ampliar a atuação, mediante a disponibilização de ferramentas, treinamento e conexões com investidores internacionais.

“A seleção é um reconhecimento de nosso trabalho por uma instituição de grande renome internacional. Dá mais ânimo para continuarmos aprimorando a ferramenta e diminuirmos a assimetria de informações entre o poder público e o cidadão”, afirma Rafael dos Anjos, autor da tese na USP que originou a plataforma.

O MIT Solve incentiva soluções tecnológicas de impacto social para resolver os principais problemas globais. O desafio internacional deste ano propôs quatro temas: economia circular, inovação orientada à comunidade, desenvolvimento na primeira infância e cidades saudáveis.

A equipe de jurados levou em consideração o potencial de impacto dos projetos na sociedade, abordagem inovadora, uso de novas tecnologias e viabilidade, entre outros.

Leia mais:
Levantamento revela que Ribeirão Preto possui 181 startups


Foto: Assessoria MIT

Compartilhar: