Universitários desenvolvem aplicativo de combate ao desperdício de água
Projeto busca facilitar a gestão de água e combater o seu desperdício na cidade

Universitários desenvolvem aplicativo de combate ao desperdício de água

Equipe de estudantes de cinco universidades diferentes venceu evento de tecnologia com o app “HidroRibeirão”

Uma equipe de estudantes universitários desenvolveu o aplicativo “HidroCidadão”, ferramenta que busca melhorar a gestão do uso de água e combater o seu desperdício, e venceu a maratona de ideias inovadoras HackRibeirão realizada no Supera Parque, de 30 a 1º de outubro.

O grupo é formado pelos universitários Flávio Pinheiro Martins da Faculdade de Economia e Administração de Ribeirão Preto (Fearp) da USP, Cynthia Melo, da Universidade Estácio de Sá, Gabriel Victor Soares Alves da Faculdade REGES, Lara Medeiros Gonçalves do Centro Universitário Moura Lacerda e Thiago Garcia da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar).

“Nos reunimos de última hora um dia antes do evento e nos interessamos pelo tema da água, lendo artigos sobre o assunto”, diz Flávio, aluno de Administração e funcionário da Fearp. Ele conta que o grupo desenvolveu todo o projeto do aplicativo no sábado e já o entregou na manhã do domingo. Mais tarde, eles foram anunciados como os vencedores e premiados com R$ 3 mil.

A ferramenta irá possibilitar ao usuário enviar imagens ou mensagens de vazamentos na rede de água junto com o endereço do local e encaminhá-las a um gestor que repassará ao responsável por reparar os danos.

“O objetivo do concurso era resolver problemas por meio da tecnologia e, visto o pouco mapeamento da rede pelos departamentos de água e esgoto que existe na cidade, decidimos investir nessa ideia”, completa o aluno.

Outra funcionalidade do HidroRibeirão será a autoleitura de hidrômetros. Com apenas uma foto, o usuário conseguirá obter informações sobre o consumo de sua casa, em tempo real, e encaminhá-las diretamente ao Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto (Daerp).

Agora, o grupo se prepara para a proposta de incubação do aplicativo, que deve acontecer em 2018. “Faremos uma avaliação junto ao Daerp para analisar a estrutura e os recursos necessários e esperamos entregar o aplicativo à população ainda ano que vem. É uma ideia ambiciosa, mas com o apoio da tecnologia ela é possível”, conclui Flávio.


Foto: Nexos Gestão Pública

Compartilhar: