Rosas e vinhas

Rosas e vinhas

O título escolhido para esta página nos dá a primeira impressão de que estaríamos diante de um romance passado em uma vinícola. Até poderia ser, porque, além de agir como um sinalizador que nos alerta para uma possível invasão das vinhas por pragas, o plantio e cultivo de rosas na cabeceira das videiras é um bonito espetáculo visual, além do delicado perfume que emanam das flores, mesclado, posteriormente, com os cachos maduros das uvas prontos para serem colhidos.

Muitas histórias românticas e dramáticas se iniciam e acontecem nas vinhas e são inspiração para poetas, escritores e filmes que marcaram época, como o clássico do diretor John Ford, “As Vinhas da Ira”, baseado no romance de John Steinbeck “The Grapes of Wrath”. O plantio e cultivo cuidadoso de rosas, iniciado com nossos antepassados, persiste até hoje em praticamente todas as vinhas com uma finalidade estética e como um sinalizador precoce de infestação por pragas que, uma vez instaladas, comprometem a floração, os cachos já maduros e as folhas das videiras. Os perigos mais comuns são os fungos, liderados pelo “Botrytis cinerea”, que comprometem, inicialmente, as flores e as folhas das roseiras, principalmente em regiões de clima quente e úmido, antes de se instalarem nas videiras.

Uma vez que as roseiras foram atacadas, é preciso prevenir a infestação das vinhas com a utilização cuidadosa e rigorosamente monitorizada de compostos orgânicos à base de cobre e de enxofre. Como uma segunda alternativa, é possível utilizar produtos químicos sintéticos, que devem ter a aplicação suspensa com, no mínimo, um mês de antecedência do início da colheita das uvas maduras.

Nos dias de hoje, o cultivo das roseiras na cabeceira das videiras tem uma finalidade mais estética do que a exercida no passado, visto o avanço da tecnologia nos campos agrícolas, mas é impossível imaginar um passeio pelas vinhas sem a presença das rosas, seguido da infalível pergunta ao vitivinicultor, a seus enólogos e engenheiros agrônomos: “Por que vocês plantam roseiras na cabeceira das videiras?” Um bom final de semana para todos nós.

Dr. João Roberto
Food & Wine Styling and Photography
[email protected]

Compartilhar: