Gougère

Gougère

Iguaria originada da região francesa da Bourgogne, pode ser apreciada solo, com uma taça de vinho tinto, ou recheada com cogumelos, pequenos camarões e uma salada de minifolhas verdes antes do almoço ou do jantar. O Gougère nasceu da criativa adição de queijo ralado a uma massa à base de manteiga, farinha de trigo e ovos — massa esta que leva o nome de Pâte à Choux.

INGREDIENTES:
- 100 gramas de manteiga sem sal
- 1 copo de 225 ml de água
- 10 gramas de sal
- 1 copo de 250 gamas de farinha de trigo
- 10 gramas de açúcar
- 4 ovos grandes e frescos inteiros
- 250 gramas de queijo Minas meia cura ralado

A PÂTE A CHOUX SALÉ:
Em uma panela, coloque a manteiga, a água e o sal e deixe levantar fervura. Adicione de uma só vez a farinha de trigo. Retire a panela do fogo e misture vigorosamente com o auxílio de uma colher de pau. Retorne a panela ao fogo e continue mexendo até que a mistura compacta desgrude facilmente do fundo e dos lados. Coloque esta mistura na batedeira com o batedor para massas médias (formato de raquete). Aguarde cinco minutos antes de adicionar os ovos. Ligue a batedeira na velocidade média, incorporando os ovos um a um até obter uma massa homogênea que não deve ficar muito mole para não dificultar a formatação do Gougère.

O GOUGÈRE:
À Pâte à Choux, enquanto ainda na batedeira, adicione e incorpore o queijo ralado. Com o auxílio de duas colheres de sobremesa ou, se preferir, de um saco de confeiteiro, distribua a massa espaçadamente, uma a uma, em uma assadeira de preferência de fundo duplo. Coloque a assadeira no forno pré-aquecido, que deve estar bem quente, à temperatura de 220 graus. Depois de cinco minutos, reduza a temperatura para 180 graus. Quando o Gougère estiver dourado, deixe a porta do forno ligeiramente entreaberta por cerca de dois minutos. Este último procedimento evita que o Gougère colapse ao ser retirado do forno. Disponha cada um dos Gougère espaçadamente em uma grade até esfriar totalmente. Quando frio, coloque-os em um recipiente fechado e mantenha na geladeira por, no máximo, cinco dias. Aqueça antes de apreciar acompanhado de uma taça de vinho tinto leve Pinot Noir. Bon appétit!



Dr. João Roberto

Food & Wine Styling and Photography
[email protected]

Compartilhar: