Gallo Nero

Gallo Nero

O símbolo Medieval que nasceu de uma disputa por uma área situada entre as duas repúblicas medievais de Firenze e Siena, na região da Toscana, é o Gallo Nero que, posteriormente, ficou associado à denominação de origem Chianti Classico. Os vinhos tintos elaborados na região compreendida entre essas duas cidades com a variedade Sangiovese, permite, a partir do ano 2000, a adição de de até 20% das variedades Cabernet Sauvignon, Merlot e Syrah. A bebida carrega um selo de origem onde está estampado um galo negro cantando, além da denominação Chianti Classico dal 1716.

Para evitar um confronto político entre a população das duas cidades pela área que estaria sob a sua jurisdição, foi elaborado um original manifesto de comum acordo ente as duas partes que, à primeira vista, seria totalmente imparcial, mas, como sempre ocorre nessas ocasiões, um lado possui maior esperteza do que o outro.

Vejamos o que conta a lenda do Gallo Nero. Cansadas dos frequentes combates entres as facções, as duas cidades decidiram estabelecer seus limites com uma disputa entre dois cavaleiros, cada um deles representando uma das cidades. Os limites entre elas seriam estabelecidos onde os cavaleiros se encontrassem, partindo de cada uma das duas cidades exatamente quando um galo escolhido cantasse logo cedo, antes mesmo do nascer do sol. Siena selecionou um imponente e bem nutrido galo branco que, habitualmente, recebia uma farta alimentação matutina. Firenze optou por um galo negro, mal nutrido e mantido na escuridão, de modo que não seria tão influenciado pelo nascer ou pelo por do sol, e despertasse logo cedo instigado pela fome. No dia da esperada competição, o galo negro despertou muito antes do nascer do sol, cantando desesperadamente para satisfazer seu estômago vazio e receber sua refeição matutina. Consequentemente, o cavaleiro de Firenze partiu muito antes e encontrou seu adversário, que partiu de Siena ao cantar do galo branco, em Fonterutoli, região situada a poucos quilômetros de Siena. Assim foi que Firenze conquistou e estendeu sua jurisdição para a maior parte da região do Chianti Classico, finalizando, assim, uma acirrada disputa.

Desde então o Gallo Nero é o símbolo da origem e da autenticidade dos vinhos italianos da região da Toscana de denominação Chianti Classico. Um bom final de semana para todos nós.

Dr. João Roberto
Food & Wine Styling and Photography
[email protected]

Compartilhar: