Brochette de salmão

Brochette de salmão


Coloque o carvão na churrasqueira, acenda o fogo. O tempo em que as brasas vão se formando é justamente o necessário para prepararmos o salmão fresco para ser grelhado. Utilizando espetos de metal ou de bambu umedecidos, de dois em dois, para facilitar a sua manipulação, e intercalando rodelas de limão e alecrim para cada cubo de filet de salmão, obtemos o que denominamos de Brochette de Salmão.

O SALMÃO FRESCO
Escolha um filé de salmão alto sem a pele de aproximadamente 600 gramas, dividido ao meio no sentido do comprimento. Vamos, a seguir, aparar cada um dos dois filés em quatro cubos de tamanhos iguais. Com o auxílio de dois espetos, colocamos o primeiro cubo de salmão com a parte de onde retiramos a pele voltada para baixo. A seguir, coloque uma rodela fina de limão siciliano dobrada ao meio e um ramo de alecrim fresco, que deverá ficar preso entre o limão e o espeto. Repetimos este processo até finalizarmos os quatro cubos de salmão. Ao final, teremos obtido dois brochettes com quatro cubos de salmão cada um. Com a ajuda de um pincel, passamos uma camada fina de óleo de semente de girassol sobre os brochettes com especiarias moídas.


NA GRELHA
Quando as chamas morrerem e restar apenas as brasas, colocamos os brochettes de salmão com a superfície de onde retiramos a pele virada para baixo e atravessados sobre uma grelha fina de metal a uma altura de cerca de 30 centímetros. Quando as partes em contato com a grelha ficarem ligeiramente churrasqueadas, giramos os brochettes em um ângulo de 45 graus e continuamos por mais alguns minutos. A seguir, viramos os brochettes novamente, voltando a parte de cima para baixo e repetimos os mesmos procedimentos acima até obtermos uma cor dourada intensa. Viramos novamente a parte de baixo para cima, jogamos alguns ramos de alecrim sobre e ao redor dos cubos do salmão, aguardamos alguns minutos, corrigimos o sal e está pronto! Aprecie o Brochette de Salmão com uma taça de Sauvignon Blanc ou um Pinot Grigio. Bon appétit!

Compartilhar: