A Cabernet Franc da Argentina

A Cabernet Franc da Argentina

O recente “boom” dos vinhos elaborados na Argentina é indiscutível e vem sendo merecidamente celebrado por toda a imprensa especializada, inclusive, com matéria de capa. O destaque em anos passados era dirigido para a uva tinta a Malbec que, ao longo dos anos, tem dividido espaço com a Cabernet Franc, variedade que vem, gradativamente, atingindo níveis de sofisticação semelhantes aos melhores vinhos de Bordeaux, produzidos em regiões delimitadas como, por exemplo, a de Saint Émilion. 

O clima frio e seco, o solo pedregoso nas regiões situadas ao lado da Cordilheira dos Andes, como a de Luján de Cuyo e Vale de Uco, em Mendoza, associados ao constante e persistente progresso tecnológico de grande parte das vinícolas — quer seja na seleção dos clones, no cultivo ou na vinificação desta variedade nobre — são os fatores responsáveis pelo sucesso. 

O que esperamos encontrar em um Cabernet Franc de alta qualidade vinificado solo ou associado a Merlot, Malbec ou Cabernet Sauvignon? A cor se inicia por um vermelho escuro e intenso, aromas complexos de frutas vermelhas, com destaque para amoras, framboesas e groselhas, um leve e persistente toque cítrico e herbáceo caminhando para flores silvestres. Quando iniciada sua vinificação em containers de aço inox e posterior maturação em barricas de carvalho, já previamente envelhecidas, encontramos taninos suaves e macios sempre bem-vindos na apreciação da Cabernet Franc — ao contrário do que pode ocorrer quando estamos diante de uma Cabernet Sauvignon. Nos anos das denominadas safras ideais, a finalização na boca é prolongada e refrescante. 

Excelentes vinhos elaborados com esta variedade solo ou associada às irmãs estão à nossa disposição para uma apreciação imediata. Procure cuidadosamente por um Cabernet Franc da Argentina e desfrute de um bom final de semana, de preferência, ao lado de uma ótima companhia que, na grande maioria das vezes, tem a capacidade de melhorar ainda mais as qualidades de um bom vinho. Divirta-se. 

Compartilhar: