Cava denominación de origen

Cava denominación de origen

O vinho espumante Cava, elaborado com uvas nativas cultivadas na região noroeste da Espanha pelo “Méthode Champenoise”, utilizado na produção do espumante francês Champagne, tem sua produção regulamentada de acordo com as normas de Denominação de Origen, estampando em seu rótulo a descrição “Método Tradicional”. Entre as variedades de uvas nativas utilizadas, encontramos a Viura (Macabeo), a Xarel.lo e a Parellada. 

A tipicidade da Cava é um convite para conhecermos e apreciarmos um espumante diferenciado quanto aos aromas e aos sabores em relação a outros espumantes, como o próprio Champagne ou os italianos Prosecco e Franciacorta. A Cava é mais produzida na região de Penedès, próximo a Barcelona. Na elaboração da Cava rosé, a variedade nativa tinta utilizada na “assemblage” é, geralmente, a Monastrell. De acordo com a quantidade de açúcar residual, encontramos a Cava Brut com o máximo de 3 gramas por litro até o tipo doce, com mais de 50 gramas por litro.

A Viura é de cultivo relativamente fácil, colheita abundante, aroma floral, baixa para média acidez quando madura e pronta para a colheita, produzindo como resultado final um vinho, quer seja espumante ou não, com baixo teor alcoólico, agradável ao paladar, consumo fácil, especialmente durante os dias quentes de verão. A Xarel.lo, por sua vez, tem uma alta acidez, o que confere uma estrutura vibrante aos espumantes quando combinado com a Viura. A Parellada é elegante em seus aromas e sabores florais e cítricos, presença de maçã verde, nectarina e pêssegos, finalizando com ervas aromáticas, sendo que sua presença enriquece sobremaneira os vinhos espumantes de Denominación de Origen Cava.

Acessíveis, facilmente encontrados entre nós, os espumantes Cava, principalmente quando elaborados com essas três variedades de uva, não podem passar despercebidos quando saímos à procura de um vinho atraente para ser apreciado e compartilhado com aqueles que participam de nossos momentos de alegria e de prazer.

CAVA BRUT, COGUMELOS E PRESUNTO DEFUMADO
Em uma frigideira, coloque azeite de oliva, cebolas, tomates, pimenta jalapeño e leve ao fogo para fritar ligeiramente. Acrescente um bom punhado de cogumelos, presunto defumado, folhinhas de sálvia, salsinha e finalize. Aprecie com fatias de baguete tostadas no azeite de oliva e uma taça de Cava Brut. Um bom final de semana para todos nós. 



Compartilhar: