Corpo:  O triângulo dos vinhos

Corpo: O triângulo dos vinhos

A base do Triângulo dos Vinhos que dá suporte aos taninos e aos ácidos é o seu corpo. A sensação tátil de peso ou leveza que percebemos logo na entrada e durante a presença do vinho em nossas bocas é que denominamos de “corpo do vinho”. O corpo do vinho está intimamente atrelado ao seu teor alcoólico e, em segundo plano, a uma maior ou menor concentração de taninos verdes ou maduros que, por sua vez, necessitam de uma quantidade adequada de ácidos para obtermos um vinho equilibrado. Todos os outros elementos que dão tipicidade e conferem característica especificas a um vinho de uma determinada região geográfica em suas diversas safras — como o aroma e o sabor de frutas, de flores silvestres, de ervas aromáticas e outros — têm uma importância secundária se os taninos, álcoois e ácidos não se encontram em perfeita harmonia e equilíbrio. 
Os vinhos que denominamos de encorpados e concentrados são aqueles com ótima extração de taninos e alto teor alcoólico. O que entendemos por um alto teor alcoólico de um vinho? Quão alto deve ser esse teor alcoólico? Considero como o ideal uma escala entre 13 e 14 graus, valores que encontramos na grande maioria dos vinhos colocados à nossa disposição. O álcool é o principal elemento que nos dá a sensação tátil de peso ou leveza de um vinho, mas lembrem-se de que ele faz parte de um triângulo em que a presença dos taninos e ácidos na sua exata concentração nos permite apreciar um vinho equilibrado, ressaltando seus aromas e sabores secundários. 
Como já afirmamos anteriormente, o conhecimento aumenta o prazer, mas não se deixe intimidar pelos “conhecedores” ou intimide a companhia que está ao seu lado quando da apreciação de um vinho. Utilize a sua visão e aprecie a cor e suas nuances, com o seu olfato os aromas e na sua boca e língua o paladar.  Acima de tudo, lembre-se que uma taça de vinho, desde os mais remotos tempos de nossos ancestrais, foi “criada” para nos dar alegria e prazer e não para nos confundir e intimidar. Um bom fim de semana para todos nós!

Compartilhar: