Costelinha de porco e sementes de cominho ao forno

Costelinha de porco e sementes de cominho ao forno

Uma feliz combinação de sementes desidratadas, aromáticas, sabor adocicado, inconfundível, típicos do cominho, impregnam a carne e a gordurinha das costelinhas de porco assadas no forno. 

ETAPA 1: Separe em postas cerca de 3 quilos de costelinhas de porco. Coloque-as em uma assadeira, besunte com azeite de oliva e esfregue a superfície com sal, 4 colheres de chá de páprica doce, 2 colheres de chá de páprica picante e 1 colher de sopa cheia de sementes de cominho. Cubra com um filme alimentar e leve à geladeira por 12 horas. 

ETAPA 2: Em uma tigela, coloque 2 xícaras de chá (cada) de cenouras e cebolas picadinhas, 1 colher de sopa de extrato de tomate e açúcar mascavo, 3 colheres de sopa (cada) de azeite de oliva e vinagre de vinho, folhas de louro e sálvia, mais duas xícaras de chá de água. Reserve. 

ETAPA 3: Retire as costelinhas da geladeira, remova o filme, leve ao forno preaquecido a 180 graus. Quando douradas de um lado, vire-as. Deixe dourar novamente. Distribua os ingredientes da tigela sobre as costelinhas, cubra com papel manteiga molhado e a assadeira com uma folha de alumínio. Pingue água se necessário. Quando bem macias, remova a folha de papel e o alumínio. Mantenha no forno até ligeiramente douradas. 

APRECIANDO: Pulverize com salsinha e cebolinha picadinhas. Aprecie com um arroz branco ou polenta cremosa. Um vinho Sangiovese ou uma cerveja Amber Ale lupulada e discreto sabor caramelizado do malte, apreciados com moderação, seria uma ótima escolha. 
Bon appétit!

Compartilhar: