Crescia al formaggio-pão da Páscoa

Crescia al formaggio-pão da Páscoa

O Levedo
30 gramas de fermento biológico fresco
10 gramas de açúcar
60 ml de água morna
50 gramas de farinha de trigo

A massa do pão
400 gramas de farinha de trigo
2 ovos grandes inteiros
1 gema de ovo (reserve a clara)
80 gramas de manteiga sem sal amolecida
5 gramas de sal
1 colher de café de pimenta do reino moída grosseiramente
1 colher de chá de orégano desidratado
200 gramas de queijo parmesão ralado

Misture o fermento com o açúcar até obter uma pasta; adicione a água morna e, mexendo sempre, incorpore a farinha de trigo. Cubra a vasilha com um filme e aguarde até dobrar de volume. Este procedimento garante que o seu fermento biológico ainda esteja ativo.

Com o auxílio das mãos ou de uma batedeira equipada com o gancho, misture todos os ingredientes, incluindo o levedo, com exceção do queijo, da pimenta do reino, do orégano e da clara de ovo. Processe até obter uma massa lisa, elástica e brilhante. Retire a massa da batedeira, abra em formato de círculo em uma superfície ligeiramente enfarinhada e incorpore o queijo, a pimenta e o orégano. Trabalhe a massa até obter uma bola. Unte generosamente com manteiga pulverizada com farinha de trigo uma forma de 20 centímetros de vidro refratário para flan ou uma forma retangular para pão. Coloque a massa da Crescia al Formaggio e cubra a forma com uma vasilha invertida, de maneira a não prejudicar o crescimento. Aguarde a massa dobrar de volume ou que esteja bem fofa ao toque com um dedo. Bata a clara reservada com duas colheres de chá de água e uma pitada de açúcar; pincele a superfície da massa e leve ao forno bem quente, a 230 graus, por 15 minutos. Reduza a temperatura para 180 graus; quando a superfície estiver dourada cubra com uma folha de alumínio e asse por mais 35 a 40 minutos.

A Crescia al Formaggio é uma  tradição  culinária das famílias italianas da região de Marche, simbolizando o Pão da Páscoa. Aprecie em fatias finas, ligeiramente aquecidas, com uma taça de vinho tinto. Bon appétit!

Compartilhar: