Cúrcuma

Cúrcuma

Uma planta nativa da Índia, de folhas verdes e longas, a Cúrcuma, conhecida também pelos nomes de Açafrão da Terra e Açafrão da Índia, durante os períodos de chuva cresce viçosa juntamente com uma inflorescência. No período da seca, perde as suas folhas e, literalmente, desaparece. Nessa ocasião, as suas raízes rizomatosas, recobertas por uma película marrom e interior amarelo alaranjado, vegetam vigorosamente e são colhidas. 
A Cúrcuma tem um sabor levemente apimentado, quente e amargo, com um perfume que nos lembra a laranja e o gengibre. Eu tenho mantido uma pequena plantação de Cúrcuma por mais de vinte anos e, nesses dias chuvosos, ela está com folhas longas, viçosas e belas inflorescências.  O rizoma da Cúrcuma recém-colhido é ralado fino e espremido, com o auxilio de um pano poroso, quando então recolhemos o liquido amarelo e intensamente perfumado para ser utilizado no preparo de pratos com um toque exótico. 
À nossa disposição encontramos a Cúrcuma sob a forma de um pó finíssimo, pronto para ser utilizado com parcimônia, devido ao seu gosto amargo. A Cúrcuma é um elemento indispensável na elaboração dos diferentes tipos de Curry e na coloração das mostardas. O seu uso em pequenas quantidades enriquece os pratos preparados com aves, peixes, crustáceos, vegetais e arroz. 
A Curcumina é o principio ativo concentrado presente nas raízes da Cúrcuma. O processo de extração e aplicações desse princípio ativo está em grande evidência atualmente, devido ao relato de pesquisadores confiáveis publicados em respeitáveis revistas cientificas. Bon appétit!

Compartilhar: