A importância das folhas das videiras

A importância das folhas das videiras

A fotossíntese é o processo mais importante para o perfeito desenvolvimento das videiras e, consequentemente, de suas uvas durante o ciclo evolutivo anual. Para que tal processo ocorra, é fundamental a presença da luz solar que, ao irradiar energia em presença do gás carbônico absorvido pelas folhas e da água, gera oxigênio e carboidratos, principalmente sob a forma de sacarose. Estes carboidratos são utilizados pelos brotos e raízes, concentrando-se, em sua grande parte, nas frutas, juntamente com a água proveniente do solo e absorvida pelas raízes das videiras. A fotossíntese não ocorre sem a presença da luz solar, mas ela é dependente de vários outros fatores ambientais  que, direta e indiretamente, influem na quantidade e na qualidade das uvas produzidas por cada videira e, consequentemente, na qualidade dos vinhos que iremos apreciar.

Fatores ambientais que afetam diretamente a fotossíntese e, indiretamente, a qualidade das uvas e dos vinhos:

• INTENSIDADE DA LUZ SOLAR
A velocidade da fotossíntese é diretamente proporcional à intensidade e à duração da luz solar, do tamanho e da área das folhas expostas. Nas regiões de menor exposição diária ao sol e de videiras muito vigorosas, que desenvolvem muitas folhas, esta exposição é controlada pela chamada “poda verde controlada”, em que as folhas laterais ou do topo são manualmente removidas, expondo não somente as folhas restantes à luz solar direta, mas igualmente os brotos e futuros cachos que desenvolverão maior concentração de açúcares.

• TEMPERATURA E UMIDADE
São dois elementos que raramente levamos em consideração quando nos referimos à fotossíntese. Temperaturas acima de 40 graus centígrados e baixa umidade do ar diminuem sensivelmente a fotossíntese. As enzimas que participam desta importante reação química perdem a capacidade ativa.

• PRESENÇA DE GÁS CARBÔNICO
A velocidade da fotossíntese é diretamente proporcional à taxa de gás carbônico do ambiente e segue uma curva ascendente, mas, como as leis a que a natureza é submetida, uma taxa muito alta coloca a fotossíntese em uma curva descendente.

• FOLHAS DAS VIDEIRAS
As folhas das videiras são diferentes em cada espécie no DNA, no formato e nos tamanhos, o que nos permite identificá-las como uma verdadeira impressão digital através da chamada ampelografia, que orienta os vitivinicultores sobre como proceder para o tratamento de cada uma de suas vinhas em relação a itens como irrigação, adubação e poda verde, acelerando a fotossíntese e, consequentemente, melhorando a qualidade das uvas ao tempo da sua colheita e dos vinhos.

CONCLUSÃO
A natureza e a ciência estão continuamente a mostrar que a preservação do meio ambiente é a única forma de garantir que, em 2050, nossos herdeiros poderão apreciar uma taça de vinho como aquelas que apreciamos nos dias atuais. Um bom final de semana para todos nós.

Compartilhar: