Kedgeree

Kedgeree

A culinária britânica sofreu, ao longo do tempo, uma forte influência do colonialismo exercido sobre o povo indiano. Um dos exemplos mais apreciados é o Kedgeree, que foi rapidamente incorporado ao cardápio diário inglês, cuja origem está em uma das mais controvertidas iguarias do cardápio indiano quanto aos ingredientes secundários utilizados na sua confecção, finalização e apresentação. Em relação aos ingredientes primários utilizados no preparo do Kedgeree, não pode faltar peixe defumado, arroz, especiarias — com destaque para o curry indiano — e, para finalizar, o ovo cozido.

O PEIXE DEFUMADO:
FILÉ DE HADDOCK
Em uma panela coloque os filés de Haddock de aproximadamente 500 gramas. Cubra com uma mistura de partes iguais de leite e água, acrescente algumas folhas de louro e leve a panela ao fogo brando até levantar fervura. Retire a panela do fogo e deixe esfriar por cinco minutos. Retire o Haddock da panela e, com um auxilio de um garfo, desfie o filé grosseiramente. Reserve.

O ARROZ BRANCO:
Leve uma frigideira ao fogo, coloque duas generosas colheres de manteiga e, quando a mesma começar a pipocar, adicione duas colheres de sopa de cebola picadinha, duas colheres de chá de curry indiano, duas colheres de chá de pimenta vermelha ardida cortada em tirinhas finas e deixe fritar levemente. Adicione uma colher de sopa de vinagre de vinho branco e uma colher de chá de açúcar cristal e deixe fritar novamente, mexendo sempre. Acrescente, a seguir, duas xícaras de chá de arroz cozido firme e incorpore, rapidamente, aos ingredientes da frigideira. Quando o arroz começar a fritar retire a frigideira do fogo, transfira todo o conteúdo para uma tigela funda e reserve.

O KEDGEREE:
Ao arroz da tigela, acrescente e incorpore, aos poucos, o Haddock. Acrescente uma colher de sopa cada de cebolinha verde e de coentro fresco picadinhos. Disponha o Kedgeree em uma travessa, circunde por ovos cozidos e aprecie, de preferência frio, no café da manhã com um chá Darjeeling ou no almoço ou jantar com uma taça de Gewürztraminer.

Compartilhar: