Macis

Macis

Sua descoberta remonta ao século XVI, quando os chineses e os europeus, liderados pelos portugueses, na frenética busca por especiarias, descobriram um arquipélago na Indonésia formado por mais de mil ilhas de origem vulcânica, as Ilhas Molucas — ou Ilhas Maluku, na língua original — que passaram a ser conhecidas como Ilhas das Especiarias. A noz moscada, o macis e o cravo têm sua origem exclusivamente nestas ilhas, de onde, posteriormente, disseminaram-se para outras regiões do mundo. 
A noz moscada é o fruto da moscadeira (Myristica fragans), que se desenvolve no interior de uma fruta comparável superficialmente ao pêssego, envolta por uma cobertura carnuda de cor vermelha intensa que, ao secar, torna-se alaranjada, dando origem ao macis. As duas especiarias são originadas em um único fruto, desprendem um perfume doce típico e inconfundível, mas se diferenciam em dois pontos opostos: o aroma do macis é mais intenso do que o da noz moscada, sendo que o sabor da noz moscada é bem mais forte do que o do macis. As duas, quando raladas ou na forma de pó, devem ser utilizadas com muita parcimônia. 

Apesar das duas especiarias serem filhas da mesma árvore e portarem o mesmo DNA, têm características e tipicidade que as tornam únicas. Ambas são utilizadas na nossa cozinha para enriquecer diferentes tipos de pratos. O macis tem um lugar de destaque em pratos ligeiramente picantes com peixes, moluscos, crustáceos, aves, e carnes leves, como as de vitela e de coelho, e em tortas salgadas. 

O macis ocupa um lugar de destaque na culinária piemontesa, quando acrescentada a manteiga ou em queijos e cremes, para acompanhar massas e risotos. Na eventualidade de não contar com o macis para elaborar uma receita, a noz moscada pode ser utilizada em uma quantidade equivalente a 25% do peso do macis.  Abordaremos a noz moscada em uma ocasião futura, sendo que, hoje, ficamos por aqui com o macis, prometendo uma receita com detalhes de como utilizá-lo na próxima semana. Até lá! Um bom fim de semana para todos nós e bon appétit!

*** Onde encontrar: Bombay Especiarias (pode ser comprada em pó ou no formato de pétalas e lascas).

Compartilhar: