Miniberingela confitada

Miniberingela confitada

O verbo “confitar”, derivado do francês confit, é empregado na linguagem culinária corriqueira quando nos referimos ao ato de cozinhar carnes lentamente em gordura animal e frutas ou vegetais em uma calda de açúcar. O tempo para se “confitar” estes alimentos exige um cuidadoso preparo antecipado, é lento e demanda atenção contínua para atingir o ponto ideal quando o exterior fica ligeiramente firme e levemente crocante e o interior, macio e úmido.

A miniberingela, quando confitada em uma calda de açúcar com alguns pauzinhos de canela ou baunilha em fava, casquinhas de limão siciliano, bastonetes de gengibre e finalizada como o suco do limão, é uma verdadeira delicatesse, que pode ser apreciada com sorvete, carnes assadas ou churrasqueadas.

A MINIBERINGELA:
Escolha e separe aproximadamente 1 quilo de miniberingelas em tamanhos que não excedam 10 centímetros de comprimento, casca brilhante, sem manchas e com a extremidade que se fixa à planta mãe firme e verde. Com o auxílio de uma faca de ponta afiada, picote levemente a casca, remova cuidadosamente a parte verde e descarte. Se você dispuser de uma panela para cozinhar a vapor ou um cuscuzeiro, utilize-o para cozinhar as miniberingelas até que fiquem macias ao toque do dedo e a casca, uniformemente bronzeada. A alternativa é colocar as miniberingelas em água fervente, aguardar levantar fervura, observando as características de cozimento descritas acima. Em ambos os procedimentos, o tempo necessário para o cozimento é de aproximadamente de 15 a 20 minutos. Quando cozidas, transfira para um escorredor e reserve.

A CALDA DE AÇÚCAR:
Em uma panela de aço inox ou esmaltada, dissolva em 250 ml de água 800 gramas de açúcar cristal, de preferência doçúcar, adicione duas colheres de sopa de gengibre fresco sem a casca e cortados em bastonetes finos, as casquinhas de dois limões sicilianos cortadas em tirinhas e três pauzinhos de canela. Leve ao fogo até obter uma calda em ponto de pérola — fio espesso seguido de uma gota firme na borda da colher.

FINALIZANDO:
Adicione as miniberingelas à calda fervente, aguarde levantar fervura e mantenha a panela no fogo por mais cinco minutos. Adicione o suco dos dois limões e tampe a panela. Transfira as miniberingelas confitadas, quando frias, para uma compoteira e reserve à temperatura ambiente por, no mínimo, 24 horas. Para apreciar, divida as miniberingelas confitadas ao meio no sentido do comprimento sem separar totalmente as partes, regue com a calda, acrescente os bastonetes de gengibre e as casquinhas do limão, complementando com sorvete de creme ou com a carne de sua preferência. Bom appétit!

Compartilhar: