Murg kari

Murg kari

 

A culinária indiana é rica em tradições e no uso de especiarias que encantam pela variedade de pratos criativos. Entre eles está uma simples preparação de coxas de frango ao curry, conhecida como Murg Kari. O preparo é simples e os aromas invadem a cozinha quando ralamos o gengibre fresco, picamos a pimenta dedo de moça, as cebolas, o coentro e ao fritarmos ligeiramente o curry em uma mistura de manteiga e óleo de girassol, usando uma panela de fundo espesso, onde já douramos o frango.

O MURG KARI
Em uma panela, douramos levemente 12 coxas de frango em duas colheres cada de sopa de manteiga e óleo de girassol. Quando douradas, retiramos da panela e reservamos. À panela, acrescentamos uma colher de sopa bem cheia de curry indiano em pó, 12 dentes de alho espremidos, que deixamos fritar ligeiramente. A seguir, adicionamos um prato fundo de cebolas picadinhas e dois de tomates também picadinhos e, quando estiverem ligeiramente fritos, colocamos uma colher de sopa de pimenta dedo de moça picada, duas de gengibre fresco ralado e 12 rodelas de limão siciliano. Retornamos as coxas do frango à panela, certificando que sejam totalmente envolvidas pelo molho. Levamos a panela novamente ao fogo baixo e adicionamos 500 ml de iogurte fresco. Mantemos a panela no fogo por cerca de 45 minutos, quando adicionamos o suco de um limão siciliano e corrigimos o sal.

APRECIANDO O MURG KARI
Coloque duas colheres de sopa de arroz branco em um prato fundo, um bocado de molho, duas coxas do frango e mais uma generosa quantidade do molho, uma rodela do limão siciliano e coentro picadinho. O Murg Kari está pronto para ser apreciado como um prato único, uma taça de vinho branco ou uma de cerveja leve de trigo. Bon appétit!

Dr. João Roberto
Food & Wine Styling and Photography
[email protected]

Compartilhar: