O radicchio rosso

O radicchio rosso

Uma hortaliça da família das chicórias, o radicchio rosso (Chicorium intibus L.) cultivado aqui é o de Verona, com formato e cor semelhantes ao repolho roxo, mas com textura e sabor totalmente diferentes. A sua forma arredondada o diferencia do radicchio rosso de Treviso, com folhas longas e pontiagudas, semelhantes às das endívias. Como todas as chicórias, seu sabor é levemente amargo e pode ser consumido cru, sob a forma de salada, grelhado ou assado, associado a um bom azeite de oliva, alho, cebolas, queijos e risotto.

O radicchio rosso também é uma excelente e original cobertura para pizzas. O seu berço é a cidade de Verona, na Itália, de onde se espalhou para todos os países do mundo, inclusive, para o Brasil, país em que é muito apreciado. O radicchio deve ser sempre cortado no sentido de seu comprimento, começando pelo polo norte e finalizando no polo sul, geralmente, em quatro ou oito gomos.

Em uma frigideira, coloque azeite de oliva, dentes de alho e cebolas cortadas em gomos. Aqueça a frigideira, acrescente o radicchio com a superfície cortada virada para baixo, adicione algumas folhas de louro, ramos de alecrim e tomilho. Quando as folhas estiverem douradas vire-as até dourarem do outro lado e corrija o sal. Aprecie como um prato único sobre uma massa, um risotto ou ainda como um acompanhamento para carnes e aves grelhadas. Bon appétit!

Compartilhar: