O Vinho do Porto branco

O Vinho do Porto branco

Estilo de vinho de aperitivo pouco conhecido entre nós, o vinho do Porto Branco Seco é elaborado com variedades brancas da região do Douro, em Portugal, e ocupa um lugar de destaque nos países europeus, além de Austrália e África do Sul, sendo praticamente desconhecido e pouco difundido no Brasil, onde a preferência é pelos os vinhos tintos da família dos Ruby e Tawny.

Os apreciadores de vinhos do Porto se surpreendem quando oferecemos um vinho do Porto Branco Seco “on the rocks” como um aperitivo, ou ainda na forma de um coquetel como substituto do gin, no tradicional “gin e tônica”, nas mesmas proporções de duas partes de tônica para uma de Porto Branco, com uma rodelinha de limão e opcional azeitona.

A cor palha do Porto Branco puro “on the rocks”, o perfume de frutas frescas, amêndoas e o tradicional e característico carvalho dos vinhos do Porto conferem um toque de elegância e de sofisticação a este coquetel que o diferencia daqueles tradicionais a que estamos habituados.

O Vinho do Porto Branco é elaborado em diferentes graus de doçura e tempo de envelhecimento, e encontrado sob a forma de Extra Seco, Seco, Doce e Lágrima. O Extra Seco envelhecido revela todas as suas qualidades quando apreciado puro e levemente resfriado após um jantar. O Porto Branco tipo Doce e Lágrima são os preferidos para acompanhar uma sobremesa rica em chocolate amargo e amêndoas. Um bom final de semana para todos nós.

Compartilhar: