Ora-pro-nóbis

Ora-pro-nóbis

Uma planta com abundantes folhas verdes escuro, suculentas, longas e pontiagudas, espinhos minúsculos e aguçados na sua inserção nos ramos, classificam esta trepadeira como uma cactácea (Pereskia aculeata). As flores brancas, com um centro alaranjado, presas a uma coroa rodeada de minúsculos e pontiagudos espinhos, iniciam a sua floração logo pela manhã, antes do nascer do sol, no período de janeiro a maio. A sua duração, de somente um dia, encanta os nossos olhos com suas cores vibrantes, perfume silvestre e delicado.

A Ora-pro-nobis é uma herança gastronômica mineira do século XVIII, fazendo parte do roteiro turístico de várias de suas cidades. Desempenha, inclusive, um papel de destaque neste roteiro. (Clique no link abaixo no Youtube: Frango Caipira com ora pro nobis e tutu de feijão com linguiça**, que publicamos em 11 de março de 2014).

Um lombinho de porco ou uma bela rabada cozidos “na panela” com cebolas picadinhas, pimenta vermelha, vinho branco e batatas cozidas inteiras. Quando prontos para serem apreciados, ainda na panela, distribua três punhados de folhas frescas do ora-pro-nobis, sem mexer. Abafe a panela com uma tampa por cinco minutos. Retire do fogo e destampe a panela em frente de seus convidados e, aguarde a reação.
A textura levemente gelatinosa, o delicado aroma e o sabor típico de suas folhas podem ser apreciados com o restante do molho residual da panela com uma fatia de pão. Bon appétit!

Compartilhar: