Paleta de cordeiro ao forno

Paleta de cordeiro ao forno

Uma das partes mais saborosas do cordeiro assada lentamente e desfiada, transforma-se em uma iguaria para apreciarmos com hambúrguer, pasta, saladas e assim por diante.

O CORDEIRO: De véspera, besunte uma paleta de cordeiro de cerca de 1,5 kg. com 4 colheres de sopa de azeite de oliva, sal, 2 colheres de chá de páprica doce e 1 de páprica picante. Coloque em uma embalagem de plástico alimentar, conserve na geladeira. No dia seguinte faça várias pequenas perfurações na carne, insira lâminas de alho e raminhos de alecrim.

NO FORNO: Em uma assadeira pesada ou refratária, coloque 2 cabeças de alho cortadas ao meio, folhas de louro, alecrim, tomilho, 1 pauzinho de canela, 3 anis estrelados e rodelas finas de laranja com a casca e ½ xícara de chá de água. Coloque a paleta sobre os ingredientes. Leve ao forno a 180 graus até dourar levemente. Adicione 3 xícaras de chá de água. Cubra a paleta com uma folha de papel manteiga molhado, a assadeira com folha de alumínio. Retorne ao forno, por, no mínimo, 3 horas, acrescentando mais água à medida do necessário. A carne soltando do osso e desfiando com facilidade, retire a assadeira do forno e mantenha coberta até esfriar. Retire a paleta, desfie com os dedos. Reserve.

FINALIZANDO: Utilizando uma peneira, passe os ingredientes da assadeira para uma panelinha comprimindo vigorosamente com uma colher, recolhendo ao mesmo tempo a pasta que se forma do lado de fora, adicione 2 colheres de chá de massa de tomate. Leve ao fogo, aos poucos adicione uma solução de amido de milho até finalizar com uma consistência cremosa. Aprecie a paleta desfiada com o molho e o acompanhamento de sua escolha. Um Pinot Noir jovem, apreciado com moderação, seria uma ótima escolha. Bon appétit!

Compartilhar: