Pepinos ao iogurte estilo grego

Pepinos ao iogurte estilo grego

Sua origem seria o Império Otomano, mas quem o divulgou para todas as cozinhas ao redor do mundo foi o povo grego, que desenvolveu uma receita baseada no iogurte, no pepino e no alho. O denominado Tzatziki estilo grego é o meu preferido, sendo importante seguir o passo a passo que utilizo na minha cozinha durante o preparo. 

PRIMEIRO DIA: Retire as sementes de 2 pepinos japoneses pequenos, fresquinhos e firmes, passe por um ralador e reserve o equivalente a 2 xícaras de chá cheias. Coloque o pepino em uma peneira fina, pulverize e misture delicadamente com uma colher de sopa rasa de sal. Adicione 3 dentes de alho espremidos. Coloque a peneira sobre uma vasilha para coletar o líquido que será drenado, um peso por cima do pepino e reserve no refrigerador.

SEGUNDO DIA:  Coloque o pepino drenado sobre uma folha de papel-toalha absorvente, recubra com outra folha e comprima com a palma da mão. Em uma tigela, coloque 2 xícaras de chá de iogurte de consistência firme e drenado de todo o soro, incorpore o pepino e adicione 1 colher de sopa de suco de limão Taiti.  Adicione 2 colheres de sopa cheias de menta fresca ou hortelã novinho picado e um toque de pimenta do reino moída na hora. Refrigere por mais 1 hora, antes de apreciar e enriqueça com um toque de azeite de oliva.
Ideal para acompanhar uma costeleta de cordeiro grelhada, crustáceos, aves, saladas ou, simplesmente, como um aperitivo, acompanhado de fatias de pão de azeitonas e ervas aromáticas Bon Appétit!

Compartilhar: