A Pinotage

A Pinotage

A coragem de mudar, o espírito de competição e a autoconfiança de seus vitivinicultores são os ingredientes responsáveis pelo grande sucesso dos vinhos da África do Sul, atualmente tão apreciados ao redor do mundo. Muitos desses vinhos estão à nossa disposição e são bem acessíveis. Sem dúvida, será uma experiência gratificante apreciá-los. Cores atraentes e vibrantes, aromas e sabores intensos, que se desprendem em camadas de frutas vermelhas, nos tintos, e de frutas cítricas, nos brancos: esses são os vinhos que a África do Sul nos oferece, graças à constante busca por inovações e à adoção de uma tecnologia moderna no cultivo e na manutenção de suas antigas videiras, entre elas, a Pinot Noir, originada da Bourgogne, e a Cinsault, conhecida aqui com o nome de Hermitage, originada do Rhône Sul, na França.

A partir dessas duas variedades francesas, surgiu a varietal híbrida africana, batizada de Pinotage, na região de Stellenbosch, considerada como símbolo da vinificação estilo Bordeaux e sinônimo de vinho sul-africano. A Pinotage tem um grande número de admiradores que apreciam um vinho tinto com características típicas e, ao mesmo tempo, aromas e sabores intensos. Os vinhos tintos elaborados com a Pinotage, ao lado da Shiraz, na África do Sul, são, atualmente, fortes competidores dos australianos, obrigando os produtores a promover uma reavaliação drástica na tentativa de compensar a enorme perda de mercado, principalmente na Inglaterra, onde os vinhos tintos sul-africanos ultrapassaram a importação e o consumo dos vinhos australianos.

O que esperar de um bom vinho tinto sul-africano elaborado com a variedade híbrida Pinotage? No início, uma cor rubi brilhante e intensa nos vinhos jovens, que progride para púrpura à medida que envelhecem. Aromas de frutas vermelhas, ameixas pretas, amoras e morangos atingem a nossas narinas, finalizando com especiarias, como o cravo. A maturação prolongada em barricas de carvalho, antes do engarrafamento, impregna aqueles envelhecidos por mais de dez anos com os aromas e os sabores da baunilha e das frutas vermelhas, que se manifestam logo ao abrirmos as garrafas. Pratos preparados de uma maneira rústica, como cordeiro de panela com batatas, rabada, língua, dobradinha, peixes de carne vermelha, como o atum grelhado, ou um franguinho frito, criam uma perfeita harmonização com um vinho tinto Pinotage sul-africano. Um bom final de semana para todos nós.

Compartilhar: