Rabada ao forno com polenta

Rabada ao forno com polenta

Para desenvolver todo o seu aromático e saboroso potencial, escolhemos por preparar a rabada em três etapas e finalizar no forno. 

ETAPA 1: Escolha de 8 até 10 peças grandes de cor brilhante e pedaços uniformes. Prenda a carne aos ossos com 2 filas de cordonê. Coloque as peças no refrigerador em uma vasilha coberta com água durante algumas horas. Escorra e coloque as peças em uma panela, cubra com água fria, leve ao fogo brando para cozinhar até a carne ficar bem macia. 

ETAPA 2: A água deve simplesmente borbulhar, removendo com uma escumadeira, a espuma que se forma inicialmente. Ao ameaçar levantar fervura, adicione pequenas quantidades de água fria. Quando a rabada cozida, retire a panela do fogo. Mantenha as peças totalmente mergulhadas na água do cozimento e leve a panela à geladeira até o dia seguinte. Remova e descarte a gordura sobrenadante que se solidificou na superfície, cuidadosamente preservando a gelatina. 

ETAPA 3: Coloque as peças em uma assadeira pesada, distribua toda a gelatina ao redor e sobre elas. Adicione 1 xicara de chá (cada) de cebolas, cenouras, alho poró, talos de salsão jovens e tomates picadinhos; folhas de louro; ½ xícara de chá de vinagre de vinho branco; 2 xícaras de chá de passata de tomates; 2 colheres de chá (cada) de sal e açúcar cristal. Cubra com 2 folhas de papel manteiga molhadas e lacre com papel alumínio. Leve ao forno a 180 graus durante 1 hora. Aprecie com uma polenta cremosa. Um vinho Sangiovese, apreciado com moderação, seria uma ótima escolha. Bon appétit!
 

Compartilhar: