Saltimbocca alla romana

Saltimbocca alla romana

Uma iguaria tradicional da culinária italiana romana tem sua origem no preparo de escalopes de vitela, presunto cru, folhas de sálvia e manteiga. Entre nós, utilizamos, por ser muito mais acessível e com excelente resultado, o peito de frango desossado aparado em lâminas finas para o preparo. A seguir, colocamos cada uma das lâminas entre duas folhas de papel manteiga e batemos delicada e ligeiramente, com o auxílio de uma garrafa deitada ou um batedor de superfície lisa. Sobre o peito de cada frango, colocamos uma fatia de presunto cru e uma folha de sálvia fresca presa com um palito. A nossa Saltimbocca, que, literalmente, é traduzida como “saltar na boca”, está pronta para ir à frigideira e ser apreciada com um gnocchi salteado em manteiga, finalizado com um toque de queijo parmigiano ralado e acompanhado de uma taça de vinho branco seco.

A SALTIMBOCCA DE PEITO DE FRANGO

Em uma frigideira de fundo espesso, coloque duas generosas colheres de sopa de manteiga, leve ao fogo e, quando começar a fritar, adicione os peitos de frango com a parte recoberta com o presunto cru e a folha de sálvia voltada para cima.

Controle o fogo ou retire e volte novamente a frigideira ao fogo de tempos em tempos para evitar que a manteiga queime. Quando levemente dourados, vire os peitos de frango, colocando o presunto e a sálvia voltados para baixo por não mais de um minuto. Retire a Saltimbocca da frigideira, adicione pimenta do reino moída na hora e corrija o sal. Distribua a Saltimbocca, versão peito de frango, em pratos aquecidos e complemente com a manteiga. Bon appétit!


Compartilhar: