Sauvignon Blanc

Sauvignon Blanc

Quando cultivada em regiões e solos apropriados às suas características genéticas, esta varietal branca produz vinhos maravilhosos que combinam com praticamente qualquer tipo de alimento. Na maioria das vezes, a Sauvignon Blanc supera qualquer outra varietal, branca ou tinta, graças à sua capacidade natural de equilibrar o açúcar residual com uma acidez que "morde delicadamente" as áreas receptivas da nossa boca, ao mesmo tempo em que carrega uma vivacidade no interior de seus vinhos que podemos descrevê-los, sem exagerar, como crocantes. A Sauvignon Blanc é muito exigente e caprichosa, desde o dia de seu plantio até quando termina seu ciclo de vida em nossas taças, mas, quando maltratada, seus vinhos são desequilibrados, com um alto predomínio de acidez em relação ao açúcar residual e, quando na boca, esses vinhos finalizam com um indesejável e intenso sabor herbáceo.

SAUVIGNON BLANC
Os vinhos elaborados com a Sauvignon Blanc quando colhidas no pico de seu amadurecimento explodem em aromas e sabores de abacaxi, maracujá e de cítricos como do limão, da laranja, da tangerina e do grapefruit, de maçãs verdes e vermelhas, do kiwi, além de um agradável e sutil toque de menta e de grama fresca cortada e molhada. Quando esses elementos afloram em parte ou como um todo, podemos até esquecer e perdoar um toque de acidez acima do desejado.

Aqui é conveniente lembrar que os bons vinhos elaborados com a Sauvignon Blanc são difíceis de encontrar e pouco acessíveis, mas um bom começo seria iniciar com os excelentes produzidos na Nova Zelândia, com especial destaque para os da região de Marlborough, passar pela África do Sul, Argentina e Chile e progredir gradativamente para os incomparáveis Châteaux de Bordeaux. Não tenha receios de degustá-los com pratos de leve para média acidez e alguns queijos de massa mole; evite os pratos adocicados ou excessivamente avinagrados e apimentados. Um bom final de semana para todos nós.

Compartilhar: