Shoo Fly Pie

Shoo Fly Pie


Ela é extremamente compulsiva aos olhos, ao olfato e ao paladar. Se você não consegue se controlar na presença de iguarias doces, não leia esta receita e não faça esta torta, uma herança tradicional da comunidade americana Amish, que tem suas fortes raízes assentadas, em sua grande maioria, no Dutch Country do estado da Pennsylvania, nos Estados Unidos.

O meu primeiro contato com a Shoo Fly Pie aconteceu há mais de 45 anos, quando as minhas atividades me permitiam raras escapadas para a região de Lancaster em um final de semana para apreciar a paisagem das estradas e as pequenas comunidades Amish, com as suas feiras de indescritíveis iguarias caseiras. Finalmente, era chegada a hora do Smorgasbord, que consiste de uma longa mesa de madeira coberta com criativas toalhas tecidas à mão com motivos regionais sobre as quais se estendiam as mais criativas sopas, picles, pães, carnes, aves e as mais tentadoras tortas doces e salgadas.

SHOO FLY PIE:
Aqueça o forno a 230 graus. Com o auxílio das mãos ou de um processador, faça uma farofa de 165 gramas de farinha de trigo, 60 gramas de açúcar mascavo, 5 gramas de sal,  ½ colher de café de canela em pó,  50 gramas cada de manteiga gelada e de margarina forno e fogão. Reserve ¼ da farofa para cobrir a torta e distribua o restante em uma forma para torta de 23 cm por 25 cm de bordas lisas, não canelada. Coloque 180 ml de puro melado de cana em uma caneca alta e adicione 180 ml de água quente, mas não fervendo.

Misturando vigorosamente com um garfo, adicione 5 gramas de bicarbonato de sódio, resultando em uma grande quantidade de espuma. Distribua esta mistura imediatamente sobre a massa da torta, despejando sobre uma colher de sopa colocada no centro da massa, a uma altura de 10 centímetros do fundo. Coloque a forma da torta, já pronta para ser assada, sobre uma forma de alumínio, no caso de ocorrer um eventual vazamento do recheio.

Asse por 15 minutos, reduza a temperatura para 180 graus, continue assando por mais 35 minutos, distribuindo a farofa restante sobre a superfície nos 5 minutos finais. Descanse a torta já assada em temperatura ambiente por, no mínimo, de 12 horas antes de apreciar. Bon appétit!

Compartilhar: