Tempranillo, bacalhau, chorizo e páprica

Tempranillo, bacalhau, chorizo e páprica

A TEMPRANILLO
Uma das muitas variedades de uva vitis vinífera tinta, tem a origem do nome na palavra espanhola “temprano”, que traduzimos como de “maturação precoce”. O seu país nativo seria a Espanha, onde se desenvolveu, predominantemente, nas regiões de Ribera Del Duero e Rioja. A Tempranillo é cultivada em Portugal com o nome de Aragonez e Tinta Roriz. Seu cultivo se estendeu para as mais diversas regiões vinícolas do Novo Mundo, com destaque para a região Sul do Brasil. Os vinhos elaborados com a Tempranillo tem uma cor vermelha intensa e aromas de frutas como a amora e especiarias como a canela, aniz estrelado e pimenta preta. Sua acidez vibrante e seus taninos robustos interagem com pratos rústicos e elaborados com especiarias picantes, como o Bacalhau, Chorizo e Páprica.

O CHORIZO
O espanhol ou português são preparados com carne suína, páprica e, posteriormente, curados e defumados. Podemos substituí-lo por linguiça calabresa preparada de maneira idêntica. Aparamos em rodelas e douramos ligeiramente junto com o bacalhau.

A PÁPRICA
O condimento é preparado com pimentas doces ou picantes que, depois de secas, geralmente ao sol, são pulverizadas. A quantidade a ser utilizada no preparo de pratos picantes depende muito do gosto e da tolerância de cada pessoa.

O BACALHAU
Utilizamos postas dessalgadas, ligeiramente besuntadas com óleo de sementes de girassol e douradas em uma frigideira antiaderente e de fundo espesso. Obtemos um peixe crocante por fora e textura delicada no interior. Em outra frigideira, preparamos um “sofrito” espanhol, colocando em camadas azeite de oliva, tomates e cebolas cortados em pequenos cubos, lâminas de alho, tirinhas de pimentão vermelho, pimenta vermelha picadinha, uma colher de chá de açúcar, uma colher de sopa de vinagre de vinho branco, folhas de louro, alecrim, sal e, finalmente, a páprica. Levamos ao fogo até os tomates e as cebolas ficarem ligeiramente fritos. Pulverize com salsinha fresca. O bacalhau, chorizo e páprica estão prontos para serem apreciados com uma taça de tempranillo. Um bom final de semana para todos nós.

Compartilhar: