Torta pingo de mel e amendôas

Torta pingo de mel e amendôas

O Pingo de Mel, com o seu perfume delicado e suave – que poderia ser descrito como uma fragrância –, a sua discreta cor amarela com tons leves de vermelho e casca aveludada estava bem ali à nossa frente, ao lado de outras frutas, enfeitiçando todos os nossos sentidos e nos convidando para que o levássemos à nossa boca. Decidimos, então, escolher alguns, apreciarmos o seu sabor no caminho de casa e, já na nossa cozinha, elaborar uma Torta de Pingo de Mel e Amêndoas.

Em uma vasilha funda, com um batedor manual, bata ligeiramente 150 gramas de açúcar demerara, 2 ovos inteiros mais 1 gema, 300 gramas de amêndoas moídas, 100 gramas de manteiga amolecida, 1 colher de sopa de rum ouro, 1 colher de chá de essência de baunilha e de amêndoas. Reserve no refrigerador por uma hora.

Neste intervalo de tempo, corte 6 pêssegos Pingo de Mel em lâminas no sentido do comprimento e reserve em uma tigela com o caldo de um limão. Abra a massa de sua preferência em uma forma refratária de 25 cm x 4 cm. Delicadamente, esparrame a pasta de amêndoas na superfície. Escorra as lâminas de pêssego e distribua sobre as amêndoas em forma concêntrica. Coloque a torta no forno pré-aquecido a 180 graus e asse até obter uma crosta ligeiramente dourada. Pulverize a superfície com o açúcar granulado e bolinhas de manteiga previamente congelada.

Retorne a torta ao forno, observando cuidadosamente até a superfície ficar douradinha. Aprecie enquanto estiver ligeiramente morna com uma bola de sorvete de creme. Bon appétit! 

Compartilhar: