Barbera

Barbera

A região vinícola do Piemonte, localizada no noroeste da Itália, é famosa por seus mais badalados vinhos produzidos neste país, que são os Barolos elaborados com a uva tinta Nebbiolo. Elas compartilham um espaço com duas outras uvas conhecidas, que são a Dolcetto e a Barbera, sendo esta última apreciada pela rusticidade de seus vinhos, que enriquecem a culinária caseira (casalinga) e os restaurantes familiares. Elas florescem pelas ruas e vielas de toda a Itália.

Os vinhos elaborados com a variedade Barbera, cultivada em extensas regiões de Alba, Asti e Monferrato, na sua maioria são leves, despretensiosos, ideais para serem consumidos enquanto ainda jovens. Eles são caracterizados pela cor vermelha rubi, aromas e sabores de frutas vermelhas como amoras, ameixas e mirtilos, acidez marcante, equilibrada e baixo teor de tanino. Quando amadurecidos por longo tempo em barricas de carvalho jovem, os vinhos elaborados com a Barbera adquirem uma estrutura complexa que os emparelham aos clássicos Barolos.

O fácil cultivo da Barbera, sua grande adaptabilidade aos climas quentes e a alta resistência às pragas, incentivaram o seu cultivo na Austrália, África do Sul, Brasil, Argentina, Chile e Califórnia com excelentes resultados. Uma pasta ao pesto, generosamente enriquecida com queijo Parmigiano, uma taça de Barbera jovem e uma boa companhia são garantia de uma noite agradável e inesquecível. Um bom final de semana para todos nós.

Compartilhar: