Conferência em Neurociências e Psicanálise em Ribeirão Preto vai celebrar as diferenças e semelhanças entre as duas áreas

Conferência em Neurociências e Psicanálise em Ribeirão Preto vai celebrar as diferenças e semelhanças entre as duas áreas

Luiz Felipe Pondé, pensa a ciência na pós modernidadeDando continuidade ao projeto Conferência em Neurociências e Psicanálise, realizado em Ribeirão Preto no ano passado, o Departamento de Neurociências do Núcleo Tavola (Instituto de formação e pesquisa em psicanálise) convida o público interessado para enriquecer a discussão no evento que será realizado nos dias 8 e 9 de dezembro de 2012. Nessa encontro, optamos por restringir o campo temático às abordagens neurocientíficas e psicanalíticas utilizadas para investigar a relação entre Sono, Sonhos e Memória.

As neurociências representam uma das áreas mais férteis em produção científica, possui grande impacto na sociedade, e vem expandindo suas linhas de abrangência fazendo interface com outras áreas dentre elas a psicanálise. A psicanálise, embora separada dos grandes meios de publicação científica e dos meios de saúde pública, ainda constitui um conjunto de teorias efetivas para o que se propõe (a psicoterapia, interpretação da cultura e a proposição de novas hipóteses sobre o funcionamento mental). Assim como os neurocientistas, muitos psicanalistas são simpáticos a realização de uma interface entre as duas disciplinas.

Renato Mezan, um dos psicanalistas mais influentes do BrasilO evento será iniciado com um minicurso dado pelos coordenadores do departamento e, entre os palestrantes, conta com neurocientistas de renome internacional como Frederico Guilherme Graeff (USP-RP), Gilberto Xavier (USP) e Jorge Alberto Quillfeldt (UFRGS). Ainda representando as neurociências, Rodrigo Romscy-Pereira (UFRN) e Sergio Mota Rolim representarão a neurociência feita em Natal-RN, recente pólo de desenvolvimento da promissora ciência.

Psicanalista e psicólogos importantes foram chamados para o debate como Renato Mezan (PUC-SP), Durval M. Nogueira Filho (Instituto Sedes Sapientiae), Lazslo A. Avila (FAMERP), Richard T. Simanke (UFSCar), Marco Calegaro (ICTC) e dois professores do Instituto Tavola Luis Henrique Milan Novaes e Alcides de Souza. Para falar sobre ciência na pós-modernidade o grupo chama Luiz Felipe Pondé, filósofo e colunista da Folha de São Paulo.

As inscrições devem ser feitas antecipadamente, pelo site e os preços promocionais vão até dia 20 de agosto com descontos para estudante.

Serviço

  • III Conferência em Neurociências e Psicanálise – Sono, Sonhos e Memória
    • Inscrições e informações: pelo site > www.nucleotavola.com.br/neuropsicanalise
    • Data: 8 e 9 de dezembro de 2012.
    • Local: Espaço de Eventos do Bloco Didático da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP, Ribeirão Preto-SP, Brasil

Comissão Organizadora

  • Cleiton Lopes Aguiar
  • Luis Fernando Scozzafave de Souza-Pinto
  • Matheus Teixeira Rossignoli
  • Rafael Naime Ruggiero

 

Compartilhar: