É por essas e outras que eu me distancio da direita

É por essas e outras que eu me distancio da direita

Na mesma semana da apresentação do relatório da Comissão Nacional da Verdade, que investigou crimes cometidos durante a ditadura militar, alguns representantes do “pensamento” conservador de direita tiveram seus dias de brilho.

O deputado Jair Bolsonaro, defensor entusiasta do golpe militar de 64 e avesso aos direitos humanos,  repetiu a célebre frase: “Eu não te estupro porque você não merece”, e que “O dia dos direitos humanos é o dia da vagabundagem, porque os direitos humanos só defendem vagabundos e criminosos” Mas desta vez, proferiu tais palavras dentro do Congresso Nacional e não nos corredores como fez anteriormente.

Foi o bastante para começar um movimento nas redes sociais e mídias. Há muitos apoiadores sem dúvida, posto que Bolsonaro foi o candidato mais bem votado no Rio de Janeiro e representa o pensamento de pessoas que acreditam no militarismo como forma de combate a corrupção, em um líder forte e impávido, um “Macho-Man-Brucutu” liderando o bando e dando as ordens rumo à ordem e ao progresso da família e dos bons costumes.

Mas o fato é que o relatório mostra, após 2 anos e sete meses de trabalho, aproximadamente 377 agentes de Estado acusados de crimes contra 434 vítimas Não são apenas crimes. SÃO CRIMES CONTRA A HUMANIDADE ocorridos entre 1946 e 1988 no Brasil, assim como aconteceram na Alemanha nazista e outros países totalitários de direita ou esquerda. E fica cada vez mais difícil defender qualquer tipo de argumento que nos traga a tese de que o militarismo pode fazer algo de bom para um país. Quer mais números? Total de punições políticas (5.248) Denúncias de tortura (6.016); 25 mil presos políticos; 10.000 exilados e 7.367 processos abertos por crimes políticos em tribunais militares. (fonte: Folha de S.Paulo)

Rachel Sheherazade, embora tenha ponderado que Bolsonaro foi grosseiro, escreveu em seu blog o seguinte:

"Numa entrevista enquanto falava sobre o assassinato de um homossexual, a então Secretária Nacional dos Direitos Humanos (Maria do Rosário) acusava os reacionários direitistas liberais" de cometerem o crime. E ainda incitou à violência, dizendo: 'Quem cometer um crime contra um gay merece a pena de morte'"

No entanto Maria do Rosário NUNCA falou isso. Essa frase foi fabricada por um site de humor de direita chamado Joselito Muller.  E é bom dizer também que Maria nunca chamou Bolsonaro de estuprador. Ela disse que ele, por seu discurso e atitude, promove esse tipo de crime. O que é fato verdadeiro, uma vez que o homem é escravo de seu discurso e numa cultura civilizada somos reesposáveis pelo que falamos e fazemos.   

Como assim?? Uma  pessoa que se diz jornalista não sabe diferenciar um fato de um factóide criado por um site de humor?

Mas houve reações sobretudo da esquerda brasileira. Vicentinho (líder da bancada do PT) em carta de repúdio coloca:

“O Deputado Jair Bolsonaro é representante, aqui neste Parlamento, de um outro estágio civilizatório: um que a sociedade brasileira felizmente superou, mas que não está enterrado porque tem nesse senhor sua cria, a destilar a grosseria, o ódio, o desrespeito e a violência próprios dos tempos de barbárie.”

Junto deste discurso contra ditadura cubana, contra os comunistas, contra direitos humanos, contra aborto e contra os gays numa espécie de revolta-contra-tudo-que-está-por-aí”, há a ideia de que a corrupção foi criada pelo governo petista e de que os militares são seres incorruptíveis. 

Tenho a impressão de que nunca se soube que aqui no Brasil a corrupção corre solta, nas ruas, empresas, lares, escolas... Parece que o PT de uma hora para a outra inventou a corrupção e que isso é qualidade intrínseca de partidos de esquerda, o que justifica os pensamentos mais conservadores que já foram quase todos enterrados pela história em muitos lugares do mundo e que justificaria até a violência contra pessoas que votaram no PT nessas eleições.

Já fiz esse raciocínio outras vezes e farei novamente. Não acredito que a corrupção é característica exclusiva do PT e outros partidos coligados. Penso que a corrupção é uma qualidade cultural do Brasileiro e que isso vai mudar quando levarmos a sério o assunto, quando tomarmos medidas duras contra corrupção institucional e na vida íntima do Brasileiro e quando incluirmos a disciplina – que talvez nem exista – chamada, “Ética e a história da corrupção no mundo” nos currículos escolares. A simples troca de liderança atual não vai acabar com a corrupção, sobretudo se os militares derem uma ajudinha.

Na semana passada o Globo Reporter mostrou os avanços e facilidade de se viver na Suécia, muito embora tenha impostos bastante altos. Um pais lindo, frio e civilizado. Um lugar onde as pessoas do mesmo sexo podem constituir família, onde o aborto é permitido, onde a liberdade religiosa existe e, enfim, onde a ignorância não corrói as relações humanas, sendo a educação, bem estar e sustentabilidade ambiental os principais objetivos do governo e das pessoas. A corrupção, o “levar-vantagem-em-tudo” e o famoso “Jeitinho Brasileiro” simplesmente não estão na lista de comportamentos possíveis para um Sueco.

Um colega meu que vive na Alemanha disse que se você tem um animal de estimação é proibido pelo governo de deixá-lo sozinho por mais de três horas em casa. Eu, brasileiro, pergunto: Mas, há fiscalização? Ele responde: “Olha, há fiscalização sim! Mas o mais importante é que o Alemão entende que as regras e leis são feitas para facilitar a vida e devem ser respeitadas, ao contrário do Brasileiro que viveu toda sua vida tendo que lidar com leis sem sentido e com um governo que mais atrapalha do que ajuda”

Por essas e outras que me distancio do pensamento atrasado que a direita brasileira representa.  Acho impossível construir um país decente a partir de pensamentos que a própria história fez o trabalho de eliminar. Esses pensamentos sobrevivem em guetos onde há miséria cultural e econômica.    

Acho que a direita brasileira - importante que é como oposição ao governo, necessita renovar seu repertório de pensamentos e renovar sobretudo seus representantes que pecam por serem ignorantes e truculentos. Não que a esquerda brasileira seja sensacional... 

Arrisco a dizer que se for para escolher entre um governo corrupto de direita, que defende retrocessos, com representantes como: Lobão; Rachel Sherazade; Jair Bolsonaro e o célebre Olavo de Carvalho - cujo pensamento me recuso a mencionar aqui de tão infame - e outras sub celebridades que pensam em fugir para Miami; fico com um governo corrupto de esquerda, que pelo menos ainda consegue manter certa distância de pensamentos conservadores e retrógrados. 

 

 

Compartilhar: