As Neurociências e Freud

As Neurociências e Freud

Conferência em Neurociências e Psicanálise em Ribeirão Preto vai celebrar as diferenças e semelhanças entre as duas áreas

 

 

Dando continuidade ao projeto do I Colóquio em Neurociências e Psicoterapias realizado no ano de 2003, o Departamento de Neurociências do Núcleo Tavola com apoio da Sociedade Internacional de Neuropsicanálise promoverá um espaço de debates para enriquecer esta nascente discussão nos dias 28 e 29 de outubro no Centro Médico de Ribeirão Preto.

A neurociência é uma das áreas que mais avançam no conhecimento científico e possui grande impacto na compreensão do ser humano e da nossa sociedade. A psicanálise, embora separada dos grandes meios de publicação científica e dos meios de saúde pública, ainda constitui um conjunto de teorias muito efetivas para o que se propõe (a psicoterapia, interpretação da cultura e a proposição de novas hipóteses sobre o funcionamento mental). Cada vez um número maior de neurocientistas e psicanalistas tentam construir uma interface entre as duas disciplinas.

Esse movimento moderno de interface entre as duas disciplinas foi nomeado como “Neuro-psicanálise” (e posteriormente “Neuropsicanálise”) como resultado do entusiasmo de importantes psicanalistas e neurocientistas no início do século XXI (dentre eles Eric Kandel, Joseph LeDoux, Antonio Damásio, Oliver Sacks, Andre Green, Mark Solms e outros); criando algumas questões importantes como: A interface “Neuro-psicanálise” é possível? Como essa interface pode ser realizada? Quais benefícios teóricos, clínicos – e até socioculturais – para a compreensão do homem? A disciplina “neuropsicanálise” existe ou pode existir?

O evento vai celebrar as diferenças e semelhanças entre essas duas áreas do conhecimento com participantes de grande destaque nos meios literários e científicos. Estarão presentes 2 ganhadores do Premio Jabuti, Frederico Guilherme Graeff  (1984, categoria Ciências Naturais, pela obra “Drogas Psicotrópicas e seu Modo de Ação”) e Maria Rita Kehl (2010, categoria Não Ficção pela obra “O Tempo e o cão”) além de outros psicanalistas e neurocientistas escritores de renome como Sidarta Ribeiro(Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN), Durval Mazzei Nogueira Filho (Instituto Sedes Sapientiae – SP), Lazslo Antônio Ávila (Faculdade de Medicina de São Jose do Rio Preto – FAMERP),Benilton Bezerra Jr. (Instituto de Medicina Social – UERJ) e Alcides de Souza (Núcleo Tavola – Rib. Preto e Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo).

Coordenando as mesas de debates o evento contará com Luis Henrique Milan Novaes (Núcleo Tavola – Rib. Preto), Richard Theisen Simanke (UFSCar) e Maria José Vecchia (Hemocentro de Ribeirão Preto).

O evento também contará com o lançamento da segunda edição do livro “Desejo e prazer na idade moderna”(editora Champagnat) de Luiz Roberto Monzani. Monzani é um dos filósofos da psicanálise mais influentes do Brasil e dará autógrafos durante o coquetel de abertura, na sexta-feira.

As inscrições devem ser feitas antecipadamente, pelo site e os preços promocionais vão até dia 20 de agosto.

Serviço

II Conferência em Neurociências e Psicanálise

 Inscrições e informações: pelo site, www.nucleotavola.com.br/neuropsicanalise

 Data: 28 e 29 de outubro de 2011

 Local: Centro Médico de Ribeirão 

 

Compartilhar: