Nós viemos do macaco?

Nós viemos do macaco?

“Em 1871, Darwin tomou coragem e publicou A descendência do homem, em que incluiu o Homo sapiens na árvore da vida, no ramo dos primatas, ao lado de chimpanzés, gorilas e orangotangos. A reação não foi favorável. A imaginação do senhor Darwin é inesgotável… É surpreendente que um homem da ciência como ele possa dizer que o homem ‘certamente’ descende de um macaco”, lê-se na resenha do The Times, de Londres.” (Revista Época, 6/2/2009).
 
 
Quando se é biólogo, ou de qualquer outra área científica, as pessoas acabam lhe perguntando coisas difíceis de responder. Como por exemplo: “Que planta é essa?”; “Que inseto é esse?”; e a resposta nem sempre é clara. Quando se trata de evolução humana tudo fica ainda mais complicado. Fui perguntado uma vez se nós viemos do macaco mesmo, e a resposta foi longa e tortuosa, porque para respondê-la, e ainda mais, para entender essa questão, necessitamos de alguns pré-requisitos básicos como, por exemplo, entender que os seres vivos são passiveis de mudanças estruturais e que essas mudanças se processam em milhares e milhares de anos.
Isso já complica tudo.

 

Bom, comecei respondendo que não viemos do macaco porque na verdade também somos "macacos". A ordem dos primatas é um grupo de mamíferos que compreende os chamados de macacos, símios, lêmures e os seres humanos. Nossas diferenças genéticas e anatômicas são bem pequenas, embora tenhamos desenvolvido outras capacidades como raciocínio abstrato, alta capacidade de alterar a natureza das coisas (construção de prédios, carros, cidades, liquidificadores, etc.) e somos bastante confusos com o que pensamos e sentimos. A figura que ilustra este texto nos mostra que um ser “macacóide” foi se transformando em um ser mais parecido conosco, como num passe de mágica.

Se você quer entender realmente como isso ocorreu é preciso de algum estudo e mente aberta, ou você pode optar pela resposta mais fácil, acreditar que Deus criou tudo perfeito há alguns anos e que tudo ficou como sempre esteve. A opção é sua.

As evidências fósseis são as principais fontes de informações sobre a modificação dos organismos ao longo do tempo e "comprovam" que muitos organismos foram extintos e que muitos (quase todos!) tem muitas semelhanças entre si. Está bem evidente que o mundo nem sempre foi como é hoje, e que muitos grupos de animais se extinguiram enquanto outros foram formados a partir de um grupo pré-existente e outros sobreviveram na passagem de bilhões de anos.

Observem a semelhança enorme entre a pata de um cão e sua mão. Se fizermos essa comparação entre a nossa mão e a de um Chimpanzé, a semelhança é maior ainda. Com o desenvolvimento da ciência genética, constatou-se que as semelhanças vão mais fundo: nossos genes são parecidos ou idênticos. Nós humanos, temos alguns genes idênticos aos de uma bactéria.

Fica claro então que todos os seres vivos (plantas e bichos) possuem, em menor ou maior grau, algum nível de parentesco entre si. Este parentesco é aferido pela semelhança, e posteriormente foi praticamente comprovado pela genética evolutiva.

Entender como as mudanças ocorreram, ou seja, como um grupo de organismo surgiu a partir de outro é difícil, pois não temos provas, não temos fatos que ocorrem na frente dos nossos olhos e para isso criam-se teorias.

Você já viu ou conheceu pessoalmente sua trisavó? Creio que não.

Mesmo não a tendo visto, você tem a certeza de que ela existiu. Isto é, você pensa: Minha mãe nasceu de minha avó, minha avó, nasceu de minha bisavó e minha bisavó nasceu de minha trisavó. 

Agora faça isso e conte até 3 ou 4 milhões de anos atrás, provavelmente vai chegar à Etiópia e vai se deparar com um parente bem diferente do que você é hoje.

Parece ficção mas pode ser a mais pura verdade.

 

 

Compartilhar: