Pastores, pensamento dogmático e cursos a distância (EAD)

Pastores, pensamento dogmático e cursos a distância (EAD)

O LEITOR PERGUNTA

Olá!

Eu andei pesquisando instituições que ofereção o curso de Psicanálise, e encontre uma faculdade localizada em São Paulo que oferece o curso à distancia. Então eu gostaria de saber se você à conhece (Faculdade de Educação Teológica de São Paulo). Se à conhece me passe informações sobre ela. Obrigado!

(texto enviado pelo leitor, sem modificações)

MINHA RESPOSTA

Olá, Não conheço esta instituição e nem as pessoas que a formam, mas pude perceber duas coisas:

(1) a instituição em questão é comandada por pastores (Assembléia de Deus, Batista, Metodista, Presbiteriana, Quadrangular e outras…” https://www.faculdadeteologica.com.br/duvidas/ )  e

(2) o curso de formação é realizado a distância.


A psicanálise não sobrevive em terrenos onde a moralidade e o pensamento religioso e dogmático são incentivados. Psicanálise é o contrário disso (basta ler Freud, especificamente “Moiséis e o monoteísmo”). Eu tenho lá minhas duvidas quanto ao tipo de ensino que você receberá numa instituição que tenha que seguir uma moral cristã (a instituição afirma que não possui vínculo ideológico com qualquer religião, mas ao mesmo tempo afirma que todos seus profissionais são vinculados a algum dogma religioso).

Veja esta matéria publicada na Revista Veja (https://veja.abril.com.br/200900/p_108.html)
As vezes seguir uma moral cristã restrita em um tratamento psicológico (psicanalítico ou não) pode ser anti-ético. Esses pastores consideram, por exemplo, um homossexual e uma adúltera pessoas pecadoras ou doentes, as vezes recusando-se a tratá-los.

Veja também o caso famoso de Rozangela Justino (https://pt.wikipedia.org/wiki/Caso_Rozangela_Justino) um caso bastante triste e inaceitável pela psicanálise. Sobre este assunto leia um ótimo texto do psicanalista Contardo Calligaris (https://contardocalligaris.blogspot.com/2009/08/discordar-de-nosso-proprio-desejo.html)

A religiosidade é parte fundamental dos processos mentais de muitas pessoas, sobretudo as Brasileiras. E nós como psicanalistas, não podemos desprezar ou tratar com indiferença ou desrespeito tal aspecto na clínica. Porém, a formação psicanalítica necessita ser laica e livre de qualquer tipo de pensamento dogmático.

Não tenho nada contra os cursos introdutórios e básicos a distância (EAD), mas um curso de FORMAÇÃO EM PSICANALISE, que vai formar um profissional exige contato pessoal extremo e o tempo é bem maior que 1 ano (tempo colocado como mínimo no site da instituição em questão). Em um ano de formação não acredito que ninguém possa estar apto a atender com o mínimo de competência.

Abaixo a missão da instituição

“Nossa Missão: A Faculdade de Educação Teológica de São Paulo tem como missão, em comunhão com as igrejas, e por meio de seus programas de formação não graduada, graduação, pós-graduação e pesquisa, preparar vidas para o serviço do Reino de Deus, através da construção de uma espiritualidade expressiva e solidária, de uma teologia da missão integral a serviço do Reino de Deus, de uma compreensão dos múltiplos ministérios da Igreja realizados na força do Espírito Santo, e da elaboração de uma teologia bíblica, cristã e contextual.” (https://www.faculdadeteologica.com.br/sobreafatesp/)

Outra coisa que percebi no site, e esta é uma questão estética (mas não deixa de ser importante), é que a instituição utiliza “imagens standard” da internet (imagens prontas de modelos, compradas pela internet), o que nos mostra certa artificialidade e indefinição no trato da própria imagem.
Esse tipo de estratégia de mercado, ao meu ver,  tira a seriedade do serviço, pois deseja passar um imagem falsa ou irreal, remetendo à um ideário de eficiência empresarial e certificação garantida, utilizando para isso rostos de modelos norte americanos ou europeus. Perceba que pelo site, imaginamos que estamos na Islândia ou Estado Unidos. Isso pode parecer bobagem, mas o site é hoje a representação da imagem institucional, quero dizer, representa o modo como a instituição deseja ser vista pelos clientes. Esta instituição esta dizendo para você o seguinte:

1-   Somos religiosos;

2-   Temos uma imagem, mas não queremos mostrá-la aqui, pois acreditamos que as fotos compradas de modelos estrangeiros representam muito bem nossa ideologia de venda de cursos com eficiência e segurança;

3-   Oferecemos psicanálise, mas acreditamos nela até o nosso paciente ser considerado pecador.

Vou citar então algumas instituições:

Sociedade Brasileira de Psicanálise Winnicottiana
SBPRP – Sociedade Brasileira de Psicanalise de Ribeirao Preto
Sedes Sapientiae
IEP – Instituto de Estudo Psicanaliticos
CLIN-a – CENTRO LACANIANO DE INVESTIGAÇÃO DA ANSIEDADE 

OBS: A Faculdade de Educação e Teologia de São Paulo comanda a Sociedade Internacional de Psicanálise de São Paulo, um outro nome para a mesma coisa (https://sociedadedepsicanalise.vcx.com.br)

Compartilhar: