Psicanalista ou psicólogo? - 3

Psicanalista ou psicólogo? - 3

O LEITOR PERGUNTA...

Olá, sou estudante e atualmente curso o terceiro ano do ensino médio. Ao término desse ano, irei prestar vestibular para Psicologia, pois tenho grande interesse nessa área e, meu objetivo para o futuro é ter uma clínica onde eu possa atuar. Porém, tenho uma grande dúvida e até agora, não consegui encontrar ninguém que a esclarecesse. Então, sei que para atuar como psicólogo clínico é preciso ter a graduação e ter uma especialização, portanto, gostaria de saber se psicanálise é uma dessas especializações ou se é uma área independente. E se for, qual é a diferença entre o Psicólogo clínico e o Psicanalista?

(texto enviado pelo leitor, sem modificações)

MINHA RESPOSTA

Olá,

Para você atuar como psicólogo clínico você precisa se formar em psicologia, fazer estágios clínicos, obter o CRP e abrir o consultório. Mas acontece que a maioria dos formandos em psicologia não se sentem preparados para o atendimento clínico e, após a graduação, optam por se especializarem em uma ou outra psicoterapia. Dentre elas temos a psicanálise (embora muitos não a considerem uma psicoterapia). Você pode fazer um curso de formação em psicanálise ou se especializar em psicanálise. O caminho mais curto e tentador é a especialização, embora seja mais sucinto e talvez incompleto.

A psicanálise tem cursos de formação longos e, em sua grande maioria, caros. Além de análise pessoal, você deve realizar estudo teórico por 4 ou 5 anos e, depois que começar a atender, fazer supervisão por mais um bom tempo.

Na faculdade de psicologia você vai aprender várias coisas que não são relacionadas diretamente com a prática clínica. Então você como psicólogo clinico pode optar por diferentes abordagens de psicoterapias (cognitivo comportamental, psicanálise, psicologia analítica e por aí vai). Mas como já disse você não vai conseguir se aprofundar em quase nada na faculdade e por isso talvez sinta necessidade de fazer um curso extra.

O psicanalista é um sujeito que fez um curso de formação em psicanálise, não sendo necessariamente graduado em psicologia (pode ser filosofo, médico, psicólogo, biólogo, advogado, etc.). A psicanálise é um campo de saber separado da psicologia e foi a primeira psicoterapia desenvolvida. Você certamente irá estudar psicanálise na faculdade, mas vai saber pouco sobre ela.

Boa sorte!

 

Compartilhar: